QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36446 |
Resumo: | O Relatório Final descreve de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta também uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, denominada “QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB” cujas questões de pesquisa são: a) Que oportunidades de aprendizagem o cenário interdisciplinar, sustentado em trilho matemático usando QR Codes, ofereceu? b) Que espécie de interdisciplinaridade pode ser realmente desenvolvida em tal ambiente? Os resultados desta pesquisa apontam que o Cenário Interdisciplinar sustentado num trilho matemático constituiu um ambiente de aprendizagem sociocultural integrador, que possibilitou aos alunos a aprendizagem/aplicação de diversos conceitos e processos de diferentes áreas, bem como a oportunidade de estarem envolvidos num momento de educação STEAM. A integração dos QR Codes neste estudo parece ter proporcionado aos alunos a vivência de uma oportunidade de aprendizagem diferente e significativa, cujo acesso à informação foi just in time e sem constrangimentos de localização. |
id |
RCAP_4ab7f8309bc898686f824c2151b07471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36446 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEBEstágio em Ensino Básico 1º CicloTrilho MatemáticoQR CodesInterdisciplinaridadeTrabalho de GrupoO Relatório Final descreve de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta também uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, denominada “QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB” cujas questões de pesquisa são: a) Que oportunidades de aprendizagem o cenário interdisciplinar, sustentado em trilho matemático usando QR Codes, ofereceu? b) Que espécie de interdisciplinaridade pode ser realmente desenvolvida em tal ambiente? Os resultados desta pesquisa apontam que o Cenário Interdisciplinar sustentado num trilho matemático constituiu um ambiente de aprendizagem sociocultural integrador, que possibilitou aos alunos a aprendizagem/aplicação de diversos conceitos e processos de diferentes áreas, bem como a oportunidade de estarem envolvidos num momento de educação STEAM. A integração dos QR Codes neste estudo parece ter proporcionado aos alunos a vivência de uma oportunidade de aprendizagem diferente e significativa, cujo acesso à informação foi just in time e sem constrangimentos de localização.Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Gonçalves, Armando Duarte da SilvaCruz, Catarina Maria Neto daRepositório ComumLourenço, Marisa Alexandra Candeias2021-05-10T09:43:21Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36446202719960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:08.069383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB |
title |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB |
spellingShingle |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB Lourenço, Marisa Alexandra Candeias Estágio em Ensino Básico 1º Ciclo Trilho Matemático QR Codes Interdisciplinaridade Trabalho de Grupo |
title_short |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB |
title_full |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB |
title_fullStr |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB |
title_sort |
QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB |
author |
Lourenço, Marisa Alexandra Candeias |
author_facet |
Lourenço, Marisa Alexandra Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Gonçalves, Armando Duarte da Silva Cruz, Catarina Maria Neto da Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Marisa Alexandra Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio em Ensino Básico 1º Ciclo Trilho Matemático QR Codes Interdisciplinaridade Trabalho de Grupo |
topic |
Estágio em Ensino Básico 1º Ciclo Trilho Matemático QR Codes Interdisciplinaridade Trabalho de Grupo |
description |
O Relatório Final descreve de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta também uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, denominada “QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB” cujas questões de pesquisa são: a) Que oportunidades de aprendizagem o cenário interdisciplinar, sustentado em trilho matemático usando QR Codes, ofereceu? b) Que espécie de interdisciplinaridade pode ser realmente desenvolvida em tal ambiente? Os resultados desta pesquisa apontam que o Cenário Interdisciplinar sustentado num trilho matemático constituiu um ambiente de aprendizagem sociocultural integrador, que possibilitou aos alunos a aprendizagem/aplicação de diversos conceitos e processos de diferentes áreas, bem como a oportunidade de estarem envolvidos num momento de educação STEAM. A integração dos QR Codes neste estudo parece ter proporcionado aos alunos a vivência de uma oportunidade de aprendizagem diferente e significativa, cujo acesso à informação foi just in time e sem constrangimentos de localização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-10T09:43:21Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36446 202719960 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36446 |
identifier_str_mv |
202719960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034596741120 |