Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viseu, Floriano
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Almeida, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4118
Resumo: Neste artigo relata-se um estudo com 19 professores estagiários de Matemática, que teve como objectivo averiguar de que forma esses estagiários percepcionavam, numa perspectiva gráfica, o conceito de recta tangente a uma curva num ponto. Uma abordagem metodológica com características interpretativas permitiu verificar que nas concepções dos estagiários predomina uma perspectiva global do conceito, revelando forte influência do conceito de recta tangente a uma circunferência.
id RCAP_4b01c0d3a486c8d2d38a57de392c6de1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiáriosNeste artigo relata-se um estudo com 19 professores estagiários de Matemática, que teve como objectivo averiguar de que forma esses estagiários percepcionavam, numa perspectiva gráfica, o conceito de recta tangente a uma curva num ponto. Uma abordagem metodológica com características interpretativas permitiu verificar que nas concepções dos estagiários predomina uma perspectiva global do conceito, revelando forte influência do conceito de recta tangente a uma circunferência.Universidade do MinhoViseu, FlorianoAlmeida, Conceição20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4118por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 16: 2 (2003) 197-220.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:48.527753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
title Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
spellingShingle Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
Viseu, Floriano
title_short Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
title_full Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
title_fullStr Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
title_full_unstemmed Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
title_sort Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários
author Viseu, Floriano
author_facet Viseu, Floriano
Almeida, Conceição
author_role author
author2 Almeida, Conceição
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viseu, Floriano
Almeida, Conceição
description Neste artigo relata-se um estudo com 19 professores estagiários de Matemática, que teve como objectivo averiguar de que forma esses estagiários percepcionavam, numa perspectiva gráfica, o conceito de recta tangente a uma curva num ponto. Uma abordagem metodológica com características interpretativas permitiu verificar que nas concepções dos estagiários predomina uma perspectiva global do conceito, revelando forte influência do conceito de recta tangente a uma circunferência.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4118
url http://hdl.handle.net/1822/4118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 16: 2 (2003) 197-220.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132715026481152