Avaliação da eficiência técnica dos portos portugueses através da análise envoltória de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Junior, Gilberto de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6996
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar quais os portos portugueses que foram tecnicamente mais eficientes, no período entre 2004 – 2013, estimando um valor para a eficiência portuária através da relação entre a produção e os recursos disponíveis. Em concreto, analisou-se a relação entre o movimento portuário, ou seja, o movimento de cargas gerais, granéis líquidos e granéis sólidos, com as características dos portos, tais como: o tamanho total de cais acostável e o nº de navios que entraram nos principais portos portugueses nos referidos anos. A área delineada para o estudo foi os portos portugueses, nomeadamente os portos de: Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Leixões, Setúbal e Sines. Utilizou-se a técnica DEA (Data Envelopment Analisys). Conclui-se que em relação aos portos, o tamanho do porto não é a razão principal da ineficiência nos portos, pois não foi observado uma relação direta entre o tamanho e a eficiência, nesse estudo existe eficiência em portos de pequeno e grande porte, da mesma maneira que verifica-se ineficiência nos portos de pequena e grande dimensão, existindo assim outros fatores que influenciam a ineficiência nos portos.
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