Filosofia da Educação não formal e Complexidade na intervenção comunitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67003 |
Resumo: | Os princípios emancipatórios da filosofia de educação atual, enquadrados no paradigma da complexidade e de educação ao longo da vida,incitou-nos a escrever este documento. O foco será a compreensão da vinculação a um paradigma e das suas consequências teóricas e metodológicas, demonstrando especificamente como tal se concretiza na investigação-ação enquadrada no paradigma da complexidade, teorizando em educação não formal e intervenção comunitária. Procuramos, assim, tecer um enquadramento que mostre como a investigação-ação e métodos associados se coadunam neste tipo de pesquisa e intervenção em filosofia de educação não formal. |
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Filosofia da Educação não formal e Complexidade na intervenção comunitáriaEducação não formalEpistemologiaComplexidadeNon-formal educationEpistemologyComplexityHumanidades::Outras HumanidadesOs princípios emancipatórios da filosofia de educação atual, enquadrados no paradigma da complexidade e de educação ao longo da vida,incitou-nos a escrever este documento. O foco será a compreensão da vinculação a um paradigma e das suas consequências teóricas e metodológicas, demonstrando especificamente como tal se concretiza na investigação-ação enquadrada no paradigma da complexidade, teorizando em educação não formal e intervenção comunitária. Procuramos, assim, tecer um enquadramento que mostre como a investigação-ação e métodos associados se coadunam neste tipo de pesquisa e intervenção em filosofia de educação não formal.The emancipatory principles of current education philosophy, framed in the paradigm of complexity and lifelong education, prompted us to write this document. The focus will be on understanding the link to a paradigm and its theoretical and methodological consequences, specifically demonstrating how this is concretized in action research framed in the paradigm of complexity, theorizing in non-formal education and community intervention. Thus, we seek to weave a framework that shows how action research and associated methods fit into this type of research and intervention in non-formal education philosophyUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoSaavedra, InêsOliveira, Clara Costa2020-072020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67003porSaavedra, I., & Oliveira, C. C. (2019). Filosofia da Educação não formal e Complexidade na intervenção comunitária. Filosofia e Educação, 11(3)1984-960510.20396/rfe.v11i3.8658377https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658377info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:57.922399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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