Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Mafalda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gatinho, Ana Rita dos Santos, Torres, Nuno, Pinto, Alexandra, Santos, António J., Veríssimo, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9661
Resumo: Resumo: Durante o período pré-escolar as relações que a criança estabelece com os principais cuidadores e com os pares são de importância fundamental para o seu desenvolvimento socio emocional. Contudo, são poucos os estudos acerca da relação entre a qualidade da vinculação e a forma como as crianças brincam com os pares. Pretende-se com este estudo investigar a associação entre as representações de vinculação de crianças pré-escolares e diferentes dimensões do jogo interativo das mesmas. Participaram 66 crianças, entre os 4 e os 5 anos de idade, e respetivas educadoras, de duas escolas distintas. A qualidade das representações de vinculação foi acedida através do Attachment Story Completion Task (ASCT), cujas histórias foram codificadas por três investigadores “cegos”. Os comportamentos de jogo interativo em contexto pré-escolar foram reportados pelas educadoras através da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Detetou-se uma associação positiva estatisticamente significativa entre a Segurança das representações de vinculação e a Interação Positiva com os Pares e associações significativas negativas entre a Segurança e a Disrupção e a Segurança e a Desconexão. Os nossos resultados evidenciam a associação entre relações seguras de vinculação e o modo como as crianças interagem ludicamente com os pares.
id RCAP_4b8e7d3da0523b11b0f54cee445e2f95
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolarVinculaçãoJogo interativoCompetência socialAttachmentPlay interactionSocial competenceResumo: Durante o período pré-escolar as relações que a criança estabelece com os principais cuidadores e com os pares são de importância fundamental para o seu desenvolvimento socio emocional. Contudo, são poucos os estudos acerca da relação entre a qualidade da vinculação e a forma como as crianças brincam com os pares. Pretende-se com este estudo investigar a associação entre as representações de vinculação de crianças pré-escolares e diferentes dimensões do jogo interativo das mesmas. Participaram 66 crianças, entre os 4 e os 5 anos de idade, e respetivas educadoras, de duas escolas distintas. A qualidade das representações de vinculação foi acedida através do Attachment Story Completion Task (ASCT), cujas histórias foram codificadas por três investigadores “cegos”. Os comportamentos de jogo interativo em contexto pré-escolar foram reportados pelas educadoras através da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Detetou-se uma associação positiva estatisticamente significativa entre a Segurança das representações de vinculação e a Interação Positiva com os Pares e associações significativas negativas entre a Segurança e a Disrupção e a Segurança e a Desconexão. Os nossos resultados evidenciam a associação entre relações seguras de vinculação e o modo como as crianças interagem ludicamente com os pares.Abstract: In the preschool years, the relationships between children and their caregivers as well as with their peers have a crucial importance for children’s social-emotional development. However, few studies have analyzed the relation between the preschoolers’ quality of attachment and their quality of interactive play with peers. The main objective of the present study was to investigate the association between preschoolers’ attachment representations and different dimensions of interactive play. 66 preschool children (age ranged from 4 to 5 years old) from two schools and their teachers participated in the present study. The quality of the attachment representations was accessed through the Attachment Story Completion Task (ASCT). Each one of the stories of the ASCT was coded by three “blind” researchers, with an inter-rater reliability between 0.81 and 0.85. Interactive play in preschool environment was reported by the teachers using the Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Results show a significant and positive association between Attachment Security of and Positive Play Interaction and significant but negative correlations between Attachment Security and Play Disruption and Attachment Security and Play Disconnection. Our results show the relation between secure attachment relationships and how children playfully interact with peers and hence on their social competence.Edições ISPARepositório do ISPAFigueiredo, MafaldaGatinho, Ana Rita dos SantosTorres, NunoPinto, AlexandraSantos, António J.Veríssimo, Manuela2024-03-07T14:39:14Z2015-092015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9661porFigueiredo, M., Gatinho, A. R. S., Torres, N., Pinto, A., Santos, A. J. & Veríssimo, M. (2015). Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 33(3), 335-349. https://doi.org/10.14417/ap.10070870-823110.14417/ap.1007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T02:16:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:20.214943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
title Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
Figueiredo, Mafalda
Vinculação
Jogo interativo
Competência social
Attachment
Play interaction
Social competence
title_short Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
title_full Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
title_sort Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
author Figueiredo, Mafalda
author_facet Figueiredo, Mafalda
Gatinho, Ana Rita dos Santos
Torres, Nuno
Pinto, Alexandra
Santos, António J.
Veríssimo, Manuela
author_role author
author2 Gatinho, Ana Rita dos Santos
Torres, Nuno
Pinto, Alexandra
Santos, António J.
Veríssimo, Manuela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Mafalda
Gatinho, Ana Rita dos Santos
Torres, Nuno
Pinto, Alexandra
Santos, António J.
Veríssimo, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Vinculação
Jogo interativo
Competência social
Attachment
Play interaction
Social competence
topic Vinculação
Jogo interativo
Competência social
Attachment
Play interaction
Social competence
description Resumo: Durante o período pré-escolar as relações que a criança estabelece com os principais cuidadores e com os pares são de importância fundamental para o seu desenvolvimento socio emocional. Contudo, são poucos os estudos acerca da relação entre a qualidade da vinculação e a forma como as crianças brincam com os pares. Pretende-se com este estudo investigar a associação entre as representações de vinculação de crianças pré-escolares e diferentes dimensões do jogo interativo das mesmas. Participaram 66 crianças, entre os 4 e os 5 anos de idade, e respetivas educadoras, de duas escolas distintas. A qualidade das representações de vinculação foi acedida através do Attachment Story Completion Task (ASCT), cujas histórias foram codificadas por três investigadores “cegos”. Os comportamentos de jogo interativo em contexto pré-escolar foram reportados pelas educadoras através da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Detetou-se uma associação positiva estatisticamente significativa entre a Segurança das representações de vinculação e a Interação Positiva com os Pares e associações significativas negativas entre a Segurança e a Disrupção e a Segurança e a Desconexão. Os nossos resultados evidenciam a associação entre relações seguras de vinculação e o modo como as crianças interagem ludicamente com os pares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2015-09-01T00:00:00Z
2024-03-07T14:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9661
url http://hdl.handle.net/10400.12/9661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, M., Gatinho, A. R. S., Torres, N., Pinto, A., Santos, A. J. & Veríssimo, M. (2015). Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 33(3), 335-349. https://doi.org/10.14417/ap.1007
0870-8231
10.14417/ap.1007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137796287365120