Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10888 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_4b9666a0c571a6ff5ef57078f5db99ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10888 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolarMindfulnessPré-escolarAutorregulaçãoEducação de infânciaPre-SchoolSelf-regulationChildhood educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. O objetivo principal deste relatório é o de registar e refletir de forma sistemática, fundamentada e crítica sobre as motivações, intenções e processos que ocorreram durante a Prática Profissional Supervisionada (PPS II), realizada numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de crianças entre os 4 e os 5 anos de idade, ao longo de aproximadamente quatro meses. Durante o período de PPS despertou-me particular interesse as sessões de Mindfulness levadas a cabo, semanalmente, por uma professora (formalmente designada por Facilitadora de Mindfulness) com o grupo de crianças na sala em que estava integrada. Com efeito, questionei-me de que forma o Mindfulness poderá influenciar e contribuir para o desenvolvimento da competência de autorregulação das crianças em idade pré-escolar. Face a este interesse defini como objeto de estudo durante a PPS estes momentos de Mindfulness, sendo o mesmo levado a cabo, através da metodologia de estudo de caso. Para a recolha de dados recorreu-se à combinação de diferentes técnicas de observação: observação direta, realizada através do registo de notas de campo, e observação indireta, realizada através da aplicação de questionários às famílias do grupo de crianças, à profissional (facilitadora) que dinamiza as sessões de Mindfulness, e à equipa de sala (Educadora cooperante e Ajudante de Ação Educativa). Os dados recolhidos apontam para que a atividade de Mindfulness facilite o desenvolvimento de competências de autorregulação designadamente de autorregulação emocional (controlo de impulsos) e de autorregulação comportamental (adequação aos diferentes momentos da rotina). Os dados reunidos apontam ainda para que esta atividade tenha reflexos positivos na ação da equipa educativa, contribuindo nomeadamente para o desenvolvimento e desempenho profissional dos seus elementos. O presente relatório apresenta ainda uma reflexão sobre a importância do percurso vivenciado no âmbito da Prática Profissional para a construção da profissionalidade docente.ABSTRACT This report was prepared within the scope of the Master's in Pre-school Education. The main objective of this report is to record and reflect systematically, reasonably and critically on the motivations, intentions and processes that occurred during the Supervised Professional Practice (PPS II), held in a Kindergarten room, with a group of children between 4 and 5 years of age for approximately four months. During the PPS period I was particularly interested in the Mindfulness sessions held weekly by a teacher (formally called a Mindfulness Facilitator) with the group of children in the room in which it was integrated. In fact, I wondered how Mindfulness can influence and contribute to the development of the self-regulation competence of pre-school children. Faced with this interest I defined as the object of study during the PPS these moments of Mindfulness, being the same led to case, through the methodology of case study. To collect data, a combination of different observation techniques was used: direct observation, through the recording of field notes and indirect observation, performed through the application of a questionnaire to the families of the group of children, to the professional (facilitator) which energizes the Mindfulness sessions, and the room team (Cooperating Educator and Educational Action Helper). The data collected indicate that the activity of Mindfulness facilitates the development of self-regulation skills, namely emotional self-regulation (impulse control) and behavioral self-regulation (adaptation to different moments of the routine). The gathered data also point out that this activity has positive effects on the action of the educational team, contributing in particular to the development and professional performance This report also presents a reflection on the importance of the experience in the field of Professional Practice for the construction of teacher professionalism.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFriães, RitaRCIPLReis, Mónica Luísa Ferreira Varandas2019-12-17T11:46:02Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10888TID:202321231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.868003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar |
title |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar Reis, Mónica Luísa Ferreira Varandas Mindfulness Pré-escolar Autorregulação Educação de infância Pre-School Self-regulation Childhood education |
title_short |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar |
title_full |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar |
title_sort |
Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar |
author |
Reis, Mónica Luísa Ferreira Varandas |
author_facet |
Reis, Mónica Luísa Ferreira Varandas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Friães, Rita RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Mónica Luísa Ferreira Varandas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Pré-escolar Autorregulação Educação de infância Pre-School Self-regulation Childhood education |
topic |
Mindfulness Pré-escolar Autorregulação Educação de infância Pre-School Self-regulation Childhood education |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T11:46:02Z 2019-07-24 2019-07-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10888 TID:202321231 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10888 |
identifier_str_mv |
TID:202321231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133458953404416 |