Analisar Tendências e Compreender a Moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12265 |
Resumo: | Com a evolução do espirito do tempo, pode ser observado que a estética do movimento Punk não se encontra tão vincada no século XXI. O movimento Punk foi uma manifestação sociocultural de insatisfação com a sociedade da época, que teve várias expressões nomeadamente na Música, Estética, Design e no Comportamento. Através das áreas Tendências, Moda e Branding pretende-se compreender este movimento e como foi impulsionado na sociedade num ponto de vista aplicado, procuramos entender a sua vertente estética na ótica da designer Vivienne Westwood – que teve um grande impacto na sua difusão e comercialização de vestuário com a estética do punk. Neste sentido é pertinente realizar uma análise à marca Vivienne Westwood com base nesse conceito. A análise foi efetuada a partir de uma triangulação de métodos (Análise de Tendências, Análise Visual e Análise de ADN) e deu origem a um projeto de produção de moda onde foi feita uma proposta de comunicação visual para amarca. Os dois objetivos que pautam esta investigação e cujos resultados estão expostos neste trabalho são: clarificar que tendências socioculturais se relacionam com a marca Vivienne Westwood e qual o contributo destas para a comunicação visual deste movimento; reafirmar o Punk na marca, através das tendências identificadas no movimento Punk e na marca Vivienne Westwood. |
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Analisar Tendências e Compreender a ModaO contexto cultural da marca Vivienne WestwoodBrandingModaPunkTendênciasVivienne WestwoodDomínio/Área Científica:: Humanidades::Artes::Design de ModaCom a evolução do espirito do tempo, pode ser observado que a estética do movimento Punk não se encontra tão vincada no século XXI. O movimento Punk foi uma manifestação sociocultural de insatisfação com a sociedade da época, que teve várias expressões nomeadamente na Música, Estética, Design e no Comportamento. Através das áreas Tendências, Moda e Branding pretende-se compreender este movimento e como foi impulsionado na sociedade num ponto de vista aplicado, procuramos entender a sua vertente estética na ótica da designer Vivienne Westwood – que teve um grande impacto na sua difusão e comercialização de vestuário com a estética do punk. Neste sentido é pertinente realizar uma análise à marca Vivienne Westwood com base nesse conceito. A análise foi efetuada a partir de uma triangulação de métodos (Análise de Tendências, Análise Visual e Análise de ADN) e deu origem a um projeto de produção de moda onde foi feita uma proposta de comunicação visual para amarca. Os dois objetivos que pautam esta investigação e cujos resultados estão expostos neste trabalho são: clarificar que tendências socioculturais se relacionam com a marca Vivienne Westwood e qual o contributo destas para a comunicação visual deste movimento; reafirmar o Punk na marca, através das tendências identificadas no movimento Punk e na marca Vivienne Westwood.With the evolution of the spirit of age (zeitgeist), it can be observed that an aesthetic of the Punk movement is not so strong in the 21st century. The Punk movement was a sociocultural manifestation of dissatisfaction with the society of the time, which had various expressions, namely in Music, Esthetics, Design and Behavior. Through the Trends, Fashion and Branding areas, is intended to understand this movement and how it was driven in society from an applied point of view, we seek to understand its aesthetic aspect from the perspective of the designer Vivienne Westwood - which had a great impact on its dissemination and commercialization of clothing with the punk aesthetic. In this sense, it is pertinent to carry out an analysis of the Vivienne Westwood brand based on this concept. The analysis was carried out from a triangulation of methods (Trend Analysis, Visual Analysis and DNA Analysis) and gave rise to a fashion production project where a proposal for visual communication was made for thebrand. The two objectives that guide this investigation and whose results are exposed in this work are: to clarify which sociocultural trends relate to the Vivienne Westwood brand and what their contribution to the visual communication of this movement is; to reaffirm Punk in the brand, through the trends identified in the Punk movement and in the Vivienne Westwood brand.Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deCantú, William AfonsouBibliorumAlves, Joana Gonçalves2021-07-302021-06-162021-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12265TID:202890384pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:54.848482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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