A formação como ferramenta de inovação social: o caso do ensino básico no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/72794 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas) |
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A formação como ferramenta de inovação social: o caso do ensino básico no BrasilFormação de professoresInovação socialPolíticas públicas educacionaisTeacher‘s formationSocial innovationPublic educational policiesCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas)Aos processos de inovação, podem ser atribuídas as transformações econômicas, culturais e sociais, resultantes da evolução tecnológica dos últimos séculos. Porém, por si só, estes não foram suficientes para eliminar as desigualdades de distribuição de renda e de oportunidades, por todo o mundo. Portanto, fez-se necessário elaborar uma nova forma de geração de valor e de condições, para indivíduos e comunidades que venham sendo historicamente envolvidos por contextos de vulnerabilidade e exclusão. Surge então, o conceito de inovação social. A referida temática tem despertado crescente interesse por parte de acadêmicos, governos e demais atores sociais. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo estabelecer uma relação entre as definições de inovação social e as políticas públicas educacionais, especialmente as voltadas à formação profissional de professores. Toma por base concepções que defendem ações formativas para a sociedade, pelo aprimoramento do capital humano, e seu consequente desenvolvimento econômico. Considera a carreira docente como importante fonte de disseminação das práticas de inovação social, pelo seu potencial de empoderamento e conscientização de indivíduos e comunidades. Tendo em conta o tema proposto e os objetivos definidos, foi adotada uma abordagem metodológica essencialmente qualitativa. Esta apoia-se no estudo de caso da organização Ensina Brasil, instituição que atua em regime de cooperação técnica com governos estaduais brasileiros, no recrutamento, seleção e respectiva formação de professores, para o ensino básico. O método de coleta de dados selecionado foi o de análise documental, e a interpretação dos resultados foi operacionalizada com base no modelo de análise elaborado por Cloutier (2003). Analisando a política pública em questão, buscou-se identificar a presença de certos elementos, que caracterizem iniciativas de inovação social, tais como processos, atores envolvidos, viabilidade em longo prazo, resultados esperados, escalabilidade, entre outros. Através de apreciação descritiva dos dados, busca-se compreender se esta é capaz de criar valor social e beneficiar, efetivamente, os cenários de vulnerabilidade em que atuam.The technological developments that humanity has experienced in the past years were possible due to some economic, cultural and social innovation processes. Nonetheless, they were not enough to eliminate inequal income and opportunities distribution around the world. It is a pressing necessity to create new ways to generate value and conditions for individuals and communities that have been hi storically surrounded by contexts of vulnerability and exclusion. Thus, the concept of social innovation arises. This conception has been catching the eye of academics, governments and other social actors, as an effective way to reduce inequalities. Thereby, this study aims to stablish a connection between social innovation definition and educational public policies, focused on professional teachers‘ formation. This investigation is based on concepts that defend formative actions for society, human capital enhanc ement, and economic development. It also considers the teaching practice career as an important source of social innovation for its entrepreneurial potential and individuals‘ and communities‘ awareness. Considering the proposed theme and objectives, a qualitative approach was adopted. Relying on the case study of Ensina Brasil, an Institution that provides technical cooperation alongside Brazilian state governments by recruiting, selecting and training teachers for basic education (preschool, primary school and high school, in Brazil). Through a document analysis approach for the data collection method, the interpretation of the results was based on analysis model designed by Cloutier (2003). By analysing the referred public policy, this research intends to indicate the presence of some elements that outline social innovation initiatives, such as process, actors involved, long-term viability, expected results, scalability and so on. Through a descriptive data observation, it aims to comprehend if, through the referred policies it is possible to create social value in order to benefit, effectively, vulnerable scenarios.Araújo, Joaquim FilipeUniversidade do MinhoLopes, Paula Caroline20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72794por202678636info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:33.783874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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