Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tanya Zita Ribeiro da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/351
Resumo: O presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do 2º ciclo de estudos em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira, e da necessidade de se organizar e transcrever todo o trabalho realizado durante este período para fins de obtenção do grau de mestre. O estágio pedagógico circunscreveu-se, portanto, numa primeira fase na valência pré-escolar na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar da Pena na sala da Pré-A e numa segunda fase na valência do 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar do Galeão na turma do 4º 1. Nesta última o estágio foi compartilhado com uma colega do mesmo curso em regime alternado no que concerne às respetivas intervenções pedagógicas. No âmbito das intervenções realizadas em ambas as valências e tendo em conta o período de estágio decorrido nestes dois contextos, ou seja, aproximadamente 100 horas em cada um deles, e ainda o enfoque metodológico nas interações pontuais entre o grupo e nas aprendizagens através de projeto, os resultados obtidos e apresentados no presente relatório apontam, de uma forma geral, para uma ligeira evolução e estabilidade das crianças relativamente ao bem-estar emocional, à sua implicação nas tarefas diárias e ao seu desempenho perante novas situações e/ou experiências de aprendizagem.
id RCAP_4c3d3c0009f8047ebf564b974ca1e76a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoEstágioIntervenção pedagógicaEducação Pré-escolarPrimeiro Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisO presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do 2º ciclo de estudos em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira, e da necessidade de se organizar e transcrever todo o trabalho realizado durante este período para fins de obtenção do grau de mestre. O estágio pedagógico circunscreveu-se, portanto, numa primeira fase na valência pré-escolar na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar da Pena na sala da Pré-A e numa segunda fase na valência do 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar do Galeão na turma do 4º 1. Nesta última o estágio foi compartilhado com uma colega do mesmo curso em regime alternado no que concerne às respetivas intervenções pedagógicas. No âmbito das intervenções realizadas em ambas as valências e tendo em conta o período de estágio decorrido nestes dois contextos, ou seja, aproximadamente 100 horas em cada um deles, e ainda o enfoque metodológico nas interações pontuais entre o grupo e nas aprendizagens através de projeto, os resultados obtidos e apresentados no presente relatório apontam, de uma forma geral, para uma ligeira evolução e estabilidade das crianças relativamente ao bem-estar emocional, à sua implicação nas tarefas diárias e ao seu desempenho perante novas situações e/ou experiências de aprendizagem.Universidade da MadeiraMendes, Guida Reis RodriguesDigitUMaSilva, Tanya Zita Ribeiro da2013-03-13T14:48:00Z20122013-03-13T00:00:00Z2013-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:02Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:04.342596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Silva, Tanya Zita Ribeiro da
Estágio
Intervenção pedagógica
Educação Pré-escolar
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Silva, Tanya Zita Ribeiro da
author_facet Silva, Tanya Zita Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Guida Reis Rodrigues
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tanya Zita Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Intervenção pedagógica
Educação Pré-escolar
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
topic Estágio
Intervenção pedagógica
Educação Pré-escolar
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
description O presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do 2º ciclo de estudos em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira, e da necessidade de se organizar e transcrever todo o trabalho realizado durante este período para fins de obtenção do grau de mestre. O estágio pedagógico circunscreveu-se, portanto, numa primeira fase na valência pré-escolar na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar da Pena na sala da Pré-A e numa segunda fase na valência do 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar do Galeão na turma do 4º 1. Nesta última o estágio foi compartilhado com uma colega do mesmo curso em regime alternado no que concerne às respetivas intervenções pedagógicas. No âmbito das intervenções realizadas em ambas as valências e tendo em conta o período de estágio decorrido nestes dois contextos, ou seja, aproximadamente 100 horas em cada um deles, e ainda o enfoque metodológico nas interações pontuais entre o grupo e nas aprendizagens através de projeto, os resultados obtidos e apresentados no presente relatório apontam, de uma forma geral, para uma ligeira evolução e estabilidade das crianças relativamente ao bem-estar emocional, à sua implicação nas tarefas diárias e ao seu desempenho perante novas situações e/ou experiências de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-03-13T14:48:00Z
2013-03-13T00:00:00Z
2013-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/351
url http://hdl.handle.net/10400.13/351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129900802637824