Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Alice
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brazão, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2768
Resumo: Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.
id RCAP_4c4b3f938aff33c1ddcf65ec07a66748
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino FundamentalRepresentações sobre arteEducaçãoFormação inicial de professoresEducação físicaEducação de infância1.º Ciclo do Ensino BásicoPerceptions about artEducationInitial teacher trainingPhysical educationPre-school EducationPrimary school teaching.Faculdade de Ciências SociaisConceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.Conceptualizing the Art presupposes access to the multiple meanings that the written language attributes to them and the personal perceptions of those who do it. Th erefore, in this case study we proposed to determine the representations of Art of the students of two professional courses of the University of Madeira (Masters in Physical Education and Pre-School Education and Primary School Teaching). We have identifi ed the students’ representations about Art through the bibliographic research and the application of questionnaire surveys. Data triangulation involved a methodological approach both qualitative and quantitative. Th e conclusions allowed us to understand that the initial formation conditions the representations of students about Art. Although both groups value it, their representation and professional application are designed according to the curricular areas already studied. Keywords: Perceptions about Art, Education, Initial Teacher Training, Physical Education, PreSchool Education, and Primary School Teaching.DigitUMaMendonça, AliceBrazão, Paulo2020-03-04T15:11:47Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2768porMendonça, A. M. & Brazão, J. P., (2019). Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(29), 25-40.10.20952/revtee.v12i29.10617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:35.541537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
title Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
spellingShingle Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
Mendonça, Alice
Representações sobre arte
Educação
Formação inicial de professores
Educação física
Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Perceptions about art
Education
Initial teacher training
Physical education
Pre-school Education
Primary school teaching
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
title_full Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
title_fullStr Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
title_sort Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
author Mendonça, Alice
author_facet Mendonça, Alice
Brazão, Paulo
author_role author
author2 Brazão, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Alice
Brazão, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sobre arte
Educação
Formação inicial de professores
Educação física
Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Perceptions about art
Education
Initial teacher training
Physical education
Pre-school Education
Primary school teaching
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Representações sobre arte
Educação
Formação inicial de professores
Educação física
Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Perceptions about art
Education
Initial teacher training
Physical education
Pre-school Education
Primary school teaching
.
Faculdade de Ciências Sociais
description Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-04T15:11:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2768
url http://hdl.handle.net/10400.13/2768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendonça, A. M. & Brazão, J. P., (2019). Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(29), 25-40.
10.20952/revtee.v12i29.10617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129927574880256