Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2768 |
Resumo: | Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas. |
id |
RCAP_4c4b3f938aff33c1ddcf65ec07a66748 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino FundamentalRepresentações sobre arteEducaçãoFormação inicial de professoresEducação físicaEducação de infância1.º Ciclo do Ensino BásicoPerceptions about artEducationInitial teacher trainingPhysical educationPre-school EducationPrimary school teaching.Faculdade de Ciências SociaisConceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.Conceptualizing the Art presupposes access to the multiple meanings that the written language attributes to them and the personal perceptions of those who do it. Th erefore, in this case study we proposed to determine the representations of Art of the students of two professional courses of the University of Madeira (Masters in Physical Education and Pre-School Education and Primary School Teaching). We have identifi ed the students’ representations about Art through the bibliographic research and the application of questionnaire surveys. Data triangulation involved a methodological approach both qualitative and quantitative. Th e conclusions allowed us to understand that the initial formation conditions the representations of students about Art. Although both groups value it, their representation and professional application are designed according to the curricular areas already studied. Keywords: Perceptions about Art, Education, Initial Teacher Training, Physical Education, PreSchool Education, and Primary School Teaching.DigitUMaMendonça, AliceBrazão, Paulo2020-03-04T15:11:47Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2768porMendonça, A. M. & Brazão, J. P., (2019). Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(29), 25-40.10.20952/revtee.v12i29.10617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:35.541537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental |
title |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental Mendonça, Alice Representações sobre arte Educação Formação inicial de professores Educação física Educação de infância 1.º Ciclo do Ensino Básico Perceptions about art Education Initial teacher training Physical education Pre-school Education Primary school teaching . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental |
title_full |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental |
title_sort |
Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental |
author |
Mendonça, Alice |
author_facet |
Mendonça, Alice Brazão, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Brazão, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Alice Brazão, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sobre arte Educação Formação inicial de professores Educação física Educação de infância 1.º Ciclo do Ensino Básico Perceptions about art Education Initial teacher training Physical education Pre-school Education Primary school teaching . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Representações sobre arte Educação Formação inicial de professores Educação física Educação de infância 1.º Ciclo do Ensino Básico Perceptions about art Education Initial teacher training Physical education Pre-school Education Primary school teaching . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-03-04T15:11:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2768 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendonça, A. M. & Brazão, J. P., (2019). Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(29), 25-40. 10.20952/revtee.v12i29.10617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129927574880256 |