Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Pedro Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, António Quintas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7818
Resumo: Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
id RCAP_4c66a4c0dab058335eb5005a15ee3bee
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interaçãoTeorema da equivalência da interaçãoInteraçãoDesenho instrucionalAprendizagem onlineInteraction equivalency theoremInteractionCourse designOnline learningNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"Neste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.In this study, we did an analysis of a research done about the Interaction Equivalency Theorem (IET). Moreover, this research happened in an online academic context, where 207 students have participated. Using a mix methods approach, a questionnaire was applied to understand the interactions preferences of these participants within a specific course, which was complemented by content analysis. The results are similar to previous studies, however, the preferences for student-teacher interaction seem to have a cultural influence about the role of a teacher. Although, we have witnessed a great development in the research done about the IET, a few challenges are identified to refine its thesis.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCabral, Pedro BarbosaMendes, António Quintas2019-01-04T15:20:08Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7818porCabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas - Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 91-1122182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp91-112info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.850896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
title Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
spellingShingle Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
Cabral, Pedro Barbosa
Teorema da equivalência da interação
Interação
Desenho instrucional
Aprendizagem online
Interaction equivalency theorem
Interaction
Course design
Online learning
title_short Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
title_full Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
title_fullStr Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
title_full_unstemmed Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
title_sort Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação
author Cabral, Pedro Barbosa
author_facet Cabral, Pedro Barbosa
Mendes, António Quintas
author_role author
author2 Mendes, António Quintas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Pedro Barbosa
Mendes, António Quintas
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema da equivalência da interação
Interação
Desenho instrucional
Aprendizagem online
Interaction equivalency theorem
Interaction
Course design
Online learning
topic Teorema da equivalência da interação
Interação
Desenho instrucional
Aprendizagem online
Interaction equivalency theorem
Interaction
Course design
Online learning
description Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-04T15:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7818
url http://hdl.handle.net/10400.2/7818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas - Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 91-112
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp91-112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059359301632