A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel Segunda, Renata Ingrid
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34103
Resumo: A crise económica verificada na Europa na última década, que se fez sentir particularmente em Portugal e teve repercussões também em outros países, nomeadamente em Angola, obrigou a uma adaptação do mercado turístico, numa aposta sem precedentes nas novas formas de alojamento a preços mais baixos (LowCost). Toda a indústria tem necessidade de saber se os produtos produzidos têm qualidade necessária para terem impacto na satisfação dos seus clientes. Neste contexto, o atendimento ao cliente também assume uma importância muito significativa, sendo trabalhado de forma estratégica, dada a especificidade de cada cliente. Com esta investigação, pretende-se alargar o conhecimento existente sobre a qualidade da oferta do setor hoteleiro em Luanda, através de um estudo de caso em concreto, a partir de um modelo adaptado da escala SERVQUAL, onde se avalia a satisfação dos clientes/hóspedes que frequentam este tipo de alojamento e compreender em que medida a qualidade do serviço prestado tem impacto na sua satisfação. De uma forma global, em termos metodológicos, esta investigação é sustentada por um estudo empírico (de opinião), tendo por base a aplicação de 79 questionários em dois aparthotéis em Luanda, que permitiu apurar as principais dimensões do serviço que influenciam as percepções de qualidade da oferta do sector, nomeadamente através do estudo das dimensões localização, instalações e serviços, design e ambiente, preço, staff (empatia e capacidade de resposta), segurança e limpeza. Concluiu-se que, de um modo geral, todos os clientes percecionam as dimensões de qualidade, no entanto, destacaram-se a dimensão “limpeza”, “staff”, “segurança” e “design e ambiente”.
id RCAP_4ca18a7491cd88e30b9cc8ae489b3c15
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.Indústria hoteleiraQualidade do ServiçoSatisfação do clienteTurismoA crise económica verificada na Europa na última década, que se fez sentir particularmente em Portugal e teve repercussões também em outros países, nomeadamente em Angola, obrigou a uma adaptação do mercado turístico, numa aposta sem precedentes nas novas formas de alojamento a preços mais baixos (LowCost). Toda a indústria tem necessidade de saber se os produtos produzidos têm qualidade necessária para terem impacto na satisfação dos seus clientes. Neste contexto, o atendimento ao cliente também assume uma importância muito significativa, sendo trabalhado de forma estratégica, dada a especificidade de cada cliente. Com esta investigação, pretende-se alargar o conhecimento existente sobre a qualidade da oferta do setor hoteleiro em Luanda, através de um estudo de caso em concreto, a partir de um modelo adaptado da escala SERVQUAL, onde se avalia a satisfação dos clientes/hóspedes que frequentam este tipo de alojamento e compreender em que medida a qualidade do serviço prestado tem impacto na sua satisfação. De uma forma global, em termos metodológicos, esta investigação é sustentada por um estudo empírico (de opinião), tendo por base a aplicação de 79 questionários em dois aparthotéis em Luanda, que permitiu apurar as principais dimensões do serviço que influenciam as percepções de qualidade da oferta do sector, nomeadamente através do estudo das dimensões localização, instalações e serviços, design e ambiente, preço, staff (empatia e capacidade de resposta), segurança e limpeza. Concluiu-se que, de um modo geral, todos os clientes percecionam as dimensões de qualidade, no entanto, destacaram-se a dimensão “limpeza”, “staff”, “segurança” e “design e ambiente”.Lopes Costa, JoséRepositório ComumManuel Segunda, Renata Ingrid2020-11-19T10:37:34Z2020-01-142020-10-28T00:00:00Z2020-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34103202540316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:08.989722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
title A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
spellingShingle A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
Manuel Segunda, Renata Ingrid
Indústria hoteleira
Qualidade do Serviço
Satisfação do cliente
Turismo
title_short A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
title_full A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
title_fullStr A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
title_full_unstemmed A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
title_sort A Qualidade de Serviços na Indústria Hoteleira: estudo de caso dos Aparthotéis Vila Espa e Colinas do Sol.
author Manuel Segunda, Renata Ingrid
author_facet Manuel Segunda, Renata Ingrid
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes Costa, José
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Manuel Segunda, Renata Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria hoteleira
Qualidade do Serviço
Satisfação do cliente
Turismo
topic Indústria hoteleira
Qualidade do Serviço
Satisfação do cliente
Turismo
description A crise económica verificada na Europa na última década, que se fez sentir particularmente em Portugal e teve repercussões também em outros países, nomeadamente em Angola, obrigou a uma adaptação do mercado turístico, numa aposta sem precedentes nas novas formas de alojamento a preços mais baixos (LowCost). Toda a indústria tem necessidade de saber se os produtos produzidos têm qualidade necessária para terem impacto na satisfação dos seus clientes. Neste contexto, o atendimento ao cliente também assume uma importância muito significativa, sendo trabalhado de forma estratégica, dada a especificidade de cada cliente. Com esta investigação, pretende-se alargar o conhecimento existente sobre a qualidade da oferta do setor hoteleiro em Luanda, através de um estudo de caso em concreto, a partir de um modelo adaptado da escala SERVQUAL, onde se avalia a satisfação dos clientes/hóspedes que frequentam este tipo de alojamento e compreender em que medida a qualidade do serviço prestado tem impacto na sua satisfação. De uma forma global, em termos metodológicos, esta investigação é sustentada por um estudo empírico (de opinião), tendo por base a aplicação de 79 questionários em dois aparthotéis em Luanda, que permitiu apurar as principais dimensões do serviço que influenciam as percepções de qualidade da oferta do sector, nomeadamente através do estudo das dimensões localização, instalações e serviços, design e ambiente, preço, staff (empatia e capacidade de resposta), segurança e limpeza. Concluiu-se que, de um modo geral, todos os clientes percecionam as dimensões de qualidade, no entanto, destacaram-se a dimensão “limpeza”, “staff”, “segurança” e “design e ambiente”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19T10:37:34Z
2020-01-14
2020-10-28T00:00:00Z
2020-10-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34103
202540316
url http://hdl.handle.net/10400.26/34103
identifier_str_mv 202540316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130042680213504