Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Jorge
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32842
Resumo: O objectivo principal deste artigo é apresentar um estudo sobre a aquisição do Português língua estrangeira (PLE) por alunos do ensino superior marroquino, em grande parte, plurilingues, isto é, que já dominam outras línguas para além da materna (o árabe dialectal marroquino – darija, o amazigh), como o árabe clássico, o francês, o espanhol e o inglês. O português surge para estes alunos, numa fase tardia, sendo, na maior parte dos casos, a quarta língua, circunstância que terá um peso a calcular nos resultados da aquisição do PLE. A partir da análise de conteúdo de amostras escritas da produção linguística de alunos da Licenciatura em Estudos Portugueses, da Faculdade de Letras e de Ciências Humanas de Rabat, pretende-se analisar e reflectir sobre as dificuldades mais comuns, destacar alguns dos obstáculos mais recorrentes na sua produção, aos níveis morfossintáctico e lexical, e, baseado em teorias de aquisição das línguas estrangeiras e na sua repercussão na didáctica do PLE, sugerir estratégias que permitam ultrapassar as dificuldades detectadas.
id RCAP_4cf4a1441eb47ff8f21387210abf7ea7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquinoPortuguês (LE)Aquisição LEEstratégias didácticasEnsino de línguas baseado em tarefasFoco na formaO objectivo principal deste artigo é apresentar um estudo sobre a aquisição do Português língua estrangeira (PLE) por alunos do ensino superior marroquino, em grande parte, plurilingues, isto é, que já dominam outras línguas para além da materna (o árabe dialectal marroquino – darija, o amazigh), como o árabe clássico, o francês, o espanhol e o inglês. O português surge para estes alunos, numa fase tardia, sendo, na maior parte dos casos, a quarta língua, circunstância que terá um peso a calcular nos resultados da aquisição do PLE. A partir da análise de conteúdo de amostras escritas da produção linguística de alunos da Licenciatura em Estudos Portugueses, da Faculdade de Letras e de Ciências Humanas de Rabat, pretende-se analisar e reflectir sobre as dificuldades mais comuns, destacar alguns dos obstáculos mais recorrentes na sua produção, aos níveis morfossintáctico e lexical, e, baseado em teorias de aquisição das línguas estrangeiras e na sua repercussão na didáctica do PLE, sugerir estratégias que permitam ultrapassar as dificuldades detectadas.Universidade de MacauRepositório da Universidade de LisboaPinto, Jorge2018-04-17T12:42:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32842porPinto, J. (2012). Dificuldades de aquisição do Português LE por alunos arabófonos: o caso marroquino. In R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha & A. V. Leal (eds.), IIISIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. China, Macau: Universidade de Macau.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:57.108550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
title Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
spellingShingle Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
Pinto, Jorge
Português (LE)
Aquisição LE
Estratégias didácticas
Ensino de línguas baseado em tarefas
Foco na forma
title_short Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
title_full Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
title_fullStr Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
title_full_unstemmed Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
title_sort Dificuldades de aquisição do português LE por alunos arabófonos: O caso marroquino
author Pinto, Jorge
author_facet Pinto, Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Português (LE)
Aquisição LE
Estratégias didácticas
Ensino de línguas baseado em tarefas
Foco na forma
topic Português (LE)
Aquisição LE
Estratégias didácticas
Ensino de línguas baseado em tarefas
Foco na forma
description O objectivo principal deste artigo é apresentar um estudo sobre a aquisição do Português língua estrangeira (PLE) por alunos do ensino superior marroquino, em grande parte, plurilingues, isto é, que já dominam outras línguas para além da materna (o árabe dialectal marroquino – darija, o amazigh), como o árabe clássico, o francês, o espanhol e o inglês. O português surge para estes alunos, numa fase tardia, sendo, na maior parte dos casos, a quarta língua, circunstância que terá um peso a calcular nos resultados da aquisição do PLE. A partir da análise de conteúdo de amostras escritas da produção linguística de alunos da Licenciatura em Estudos Portugueses, da Faculdade de Letras e de Ciências Humanas de Rabat, pretende-se analisar e reflectir sobre as dificuldades mais comuns, destacar alguns dos obstáculos mais recorrentes na sua produção, aos níveis morfossintáctico e lexical, e, baseado em teorias de aquisição das línguas estrangeiras e na sua repercussão na didáctica do PLE, sugerir estratégias que permitam ultrapassar as dificuldades detectadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2018-04-17T12:42:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32842
url http://hdl.handle.net/10451/32842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, J. (2012). Dificuldades de aquisição do Português LE por alunos arabófonos: o caso marroquino. In R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha & A. V. Leal (eds.), IIISIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. China, Macau: Universidade de Macau.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Macau
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Macau
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134406930071552