Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/22355 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma análise dos leilões "online" de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões, entre 2016 e 2020, a partir de três vertentes: a análise da performance dos leilões "online"; a análise dos leilões presenciais; e por fim a leitura comparada dos leilões "online" e dos leilões Neste sentido, começamos por caracterizar os mercados "online", desde o desenvolvimento do "e-commerce" em geral até aos leilões "online" em específico. Incluímos ainda uma revisão dos principais acontecimentos do mercado da arte nos últimos seis anos, quer no cenário internacional quer em território nacional. Naturalmente, este estudo analisa ainda o aparecimento do mercado da arte "online" em Portugal, beneficiando de uma série de entrevistas prestadas pelos responsáveis das principais leiloeiras do mercado nacional. Para além da análise de vendas da CML entre 2016 e 2020, também realizámos um estudo sobre os clientes do setor "online" explorando algumas categorias (género, verba despendida, lotes adquiridos, etc.), entre as quais se destaca a distribuição geográfica. Os resultados para os leilões "online" demonstram que o desenho obteve os melhores resultados em todas as categorias, excerto no número de lotes vendidos, ocupado pelo mobiliário, e no preço médio por lote, que é ocupado pela pintura. Na análise aos clientes constatou-se que maioritariamente o comprador "online" é do sexo masculino, português e residente no concelho de Lisboa. Na conclusão deste trabalho apontam-se linhas de crescimento para os leilões "online", sobretudo num quadro como o atual de crise sanitária e distanciamento social. |
id |
RCAP_4cf614d39c6641c0a77b2397c02b5966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22355 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendasMercado da arte em PortugalLeilões onlineArte moderna e contemporâneaCabral Moncada LeilõesAnálise de vendasPortuguese art marketOnline auctionsModern and contemporary artSales analysisO objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma análise dos leilões "online" de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões, entre 2016 e 2020, a partir de três vertentes: a análise da performance dos leilões "online"; a análise dos leilões presenciais; e por fim a leitura comparada dos leilões "online" e dos leilões Neste sentido, começamos por caracterizar os mercados "online", desde o desenvolvimento do "e-commerce" em geral até aos leilões "online" em específico. Incluímos ainda uma revisão dos principais acontecimentos do mercado da arte nos últimos seis anos, quer no cenário internacional quer em território nacional. Naturalmente, este estudo analisa ainda o aparecimento do mercado da arte "online" em Portugal, beneficiando de uma série de entrevistas prestadas pelos responsáveis das principais leiloeiras do mercado nacional. Para além da análise de vendas da CML entre 2016 e 2020, também realizámos um estudo sobre os clientes do setor "online" explorando algumas categorias (género, verba despendida, lotes adquiridos, etc.), entre as quais se destaca a distribuição geográfica. Os resultados para os leilões "online" demonstram que o desenho obteve os melhores resultados em todas as categorias, excerto no número de lotes vendidos, ocupado pelo mobiliário, e no preço médio por lote, que é ocupado pela pintura. Na análise aos clientes constatou-se que maioritariamente o comprador "online" é do sexo masculino, português e residente no concelho de Lisboa. Na conclusão deste trabalho apontam-se linhas de crescimento para os leilões "online", sobretudo num quadro como o atual de crise sanitária e distanciamento social.The aim of this dissertation consists of an analysis of the sales of the Online Auctions of Modern and Contemporary Art at Cabral Moncada Leilões between 2016 and 2020 based on three main aspects: an overview of the Online Auctions, an analysis of the Live Auctions and, finally, a comparative view of both. In this sense we begin by characterizing the online market, spawning from the development of e-commerce to art auctions online. We include also a revision of the most important highlights of the art market during the last six years, both internationally and nationally. Naturally in this study we also look at the appearance of the Portuguese online art market aided with a series of interviews with the major auction houses of our domestic market. Besides the main analysis of the sales between 2016 and 2020, we also looked upon the segmentation of the online clients (gender, money spent, number of lots bought.), and also their geographical distribution. The main conclusions of this dissertation show that the category Drawing has the best overall sales results on the Online sector, and the categories Furniture and Painting had the best results, respectively, for the highest percentage of sold lots, and highest average price per lot. The results also showed that the clients that buy the most are Portuguese males residing in the city of Lisbon. We also present new lines of possible growth in the upcoming future, especially now that we live under social distancing laws.2021-03-15T11:13:06Z2021-02-18T00:00:00Z2021-02-182020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22355TID:202671771porSilveira, Pedro Lemos Dinis Brum dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:24Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:11.446403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas |
title |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas |
spellingShingle |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas Silveira, Pedro Lemos Dinis Brum da Mercado da arte em Portugal Leilões online Arte moderna e contemporânea Cabral Moncada Leilões Análise de vendas Portuguese art market Online auctions Modern and contemporary art Sales analysis |
title_short |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas |
title_full |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas |
title_fullStr |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas |
title_full_unstemmed |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas |
title_sort |
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas |
author |
Silveira, Pedro Lemos Dinis Brum da |
author_facet |
Silveira, Pedro Lemos Dinis Brum da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Pedro Lemos Dinis Brum da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado da arte em Portugal Leilões online Arte moderna e contemporânea Cabral Moncada Leilões Análise de vendas Portuguese art market Online auctions Modern and contemporary art Sales analysis |
topic |
Mercado da arte em Portugal Leilões online Arte moderna e contemporânea Cabral Moncada Leilões Análise de vendas Portuguese art market Online auctions Modern and contemporary art Sales analysis |
description |
O objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma análise dos leilões "online" de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões, entre 2016 e 2020, a partir de três vertentes: a análise da performance dos leilões "online"; a análise dos leilões presenciais; e por fim a leitura comparada dos leilões "online" e dos leilões Neste sentido, começamos por caracterizar os mercados "online", desde o desenvolvimento do "e-commerce" em geral até aos leilões "online" em específico. Incluímos ainda uma revisão dos principais acontecimentos do mercado da arte nos últimos seis anos, quer no cenário internacional quer em território nacional. Naturalmente, este estudo analisa ainda o aparecimento do mercado da arte "online" em Portugal, beneficiando de uma série de entrevistas prestadas pelos responsáveis das principais leiloeiras do mercado nacional. Para além da análise de vendas da CML entre 2016 e 2020, também realizámos um estudo sobre os clientes do setor "online" explorando algumas categorias (género, verba despendida, lotes adquiridos, etc.), entre as quais se destaca a distribuição geográfica. Os resultados para os leilões "online" demonstram que o desenho obteve os melhores resultados em todas as categorias, excerto no número de lotes vendidos, ocupado pelo mobiliário, e no preço médio por lote, que é ocupado pela pintura. Na análise aos clientes constatou-se que maioritariamente o comprador "online" é do sexo masculino, português e residente no concelho de Lisboa. Na conclusão deste trabalho apontam-se linhas de crescimento para os leilões "online", sobretudo num quadro como o atual de crise sanitária e distanciamento social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2021-03-15T11:13:06Z 2021-02-18T00:00:00Z 2021-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/22355 TID:202671771 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/22355 |
identifier_str_mv |
TID:202671771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134873717309440 |