Sentido de Competência Parental e Ajustamento Socioemocional em Idade Pré-Escolar: Um Estudo com Pais de Crianças Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilhena, Inês Filipa Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13173
Resumo: O sentido de competência parental refere-se ao sentimento dos pais face ao seu desempenho da parentalidade, nomeadamente em termos de satisfação e eficácia. Vários estudos têm sugerido uma interligação entre a perceção de competência nos pais e a existência de problemas comportamentais (e.g., externalizados e internalizados) e de comportamentos pró-sociais (e.g., cooperação) nos filhos. Assim, este estudo pretende analisar a relação entre o sentido de competência parental e a perceção de problemas comportamentais e comportamentos pró-sociais de crianças em idade pré-escolar. O estudo envolveu 156 pais e mães de crianças entre os 3 e os 6 anos (M = 3,88; DP = 0,83), que preencheram as versões portuguesas da Parenting Sense of Competence Scale (PSOC) e do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQPor). Os resultados demonstram uma associação negativa e estatisticamente significativa entre a Satisfação e Eficácia (PSOC) e Sintomas Emocionais, Problemas de Comportamento, Hiperatividade, Problemas de Relacionamento com os Colegas e o Total das Dificuldades (SDQ-Por). Por outro lado, verificouse uma associação positiva e estatisticamente significativa entre Satisfação e Eficácia parental e Comportamentos Pró-Sociais (SDQ-Por) na criança. Verificou-se, ainda, que crianças do sexo feminino e com irmãos apresentam resultados mais elevados na subescala de Comportamentos Pró-Sociais e que mães com o ensino superior apresentam menores níveis de Satisfação quando comparadas com mães com escolaridade até ao ensino secundário. Os resultados são discutidos atendendo à relevância e às implicações do estudo.
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