Estilo do adulto, participação e autonomia da criança numa abordagem experiencial em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tatiana Alexandra Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32003
Resumo: O presente relatório de estágio, elaborado a partir de um projeto de investigação-intervenção, incide sobre “Estilo do adulto, participação e autonomia da criança numa abordagem experiencial em educação pré-escolar”. Para tal, durante o período de intervenção no contexto de Educação Pré-Escolar, foram formulados objetivos que nortearam esta investigação. Por um lado, identificar os comportamentos da criança que evidenciavam a sua participação e autonomia nas situações de aprendizagem; por outro, identificar os indicadores do estilo do adulto mais relevantes na promoção da participação e autonomia das crianças nas situações de aprendizagem. Subjacentes, encontram-se as variáveis processuais de bem-estar emocional e implicação demonstradas pelas crianças, que permitiram aferir e refletir sobre a postura e competências do adulto no contexto, seguindo a abordagem experiencial, com a finalidade última de promover o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Caracterizando-se como uma investigação-intervenção, este documento reporta uma análise descritiva dos dados gerados, partilhando um exercício reflexivo sobre a influência que o estilo do adulto assume no desenvolvimento da participação e autonomia da criança nas mais variadas situações de aprendizagem. Como métodos de recolha de dados e suporte à intervenção, foram utilizados: a observação, as notas de campo, a entrevista etnográfica com as crianças (conversas informais), o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e um dispositivo avaliativo que tinha como objetivo conhecer a opinião das crianças sobre cada intervenção. Os resultados obtidos mostraram uma clara evolução das crianças na participação e autonomia, bem como no bem-estar emocional e implicação nas diversas intervenções num espaço da Natureza contíguo ao jardim-de-infância, no contexto de uma abordagem experiencial. Esta investigação-intervenção confirmou o papel determinante que o adulto desempenha no prover de oportunidades promotoras do desenvolvimento pessoal e social das crianças.
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Subjacentes, encontram-se as variáveis processuais de bem-estar emocional e implicação demonstradas pelas crianças, que permitiram aferir e refletir sobre a postura e competências do adulto no contexto, seguindo a abordagem experiencial, com a finalidade última de promover o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Caracterizando-se como uma investigação-intervenção, este documento reporta uma análise descritiva dos dados gerados, partilhando um exercício reflexivo sobre a influência que o estilo do adulto assume no desenvolvimento da participação e autonomia da criança nas mais variadas situações de aprendizagem. Como métodos de recolha de dados e suporte à intervenção, foram utilizados: a observação, as notas de campo, a entrevista etnográfica com as crianças (conversas informais), o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e um dispositivo avaliativo que tinha como objetivo conhecer a opinião das crianças sobre cada intervenção. Os resultados obtidos mostraram uma clara evolução das crianças na participação e autonomia, bem como no bem-estar emocional e implicação nas diversas intervenções num espaço da Natureza contíguo ao jardim-de-infância, no contexto de uma abordagem experiencial. Esta investigação-intervenção confirmou o papel determinante que o adulto desempenha no prover de oportunidades promotoras do desenvolvimento pessoal e social das crianças.This internship report, developed from a research-intervention project, focuses on "Adult style, participation and autonomy of the child, in an experiential approach in preschool education”. How does the adult's style, in an experiential approach, influence the child's participation and autonomy in learning situations?" To this end, during the intervention period in the Preschool Education context, objectives were formulated that guided this research. On the one hand, to identify the children's behaviours that showed their participation and autonomy in learning situations; and on the other hand, to identify the most relevant adult style indicators in promoting children's participation and autonomy in learning situations. Underlying these are the procedural variables of emotional well-being and involvement shown by the children, which allowed us to assess and reflect on the attitude and skills of the adult in the context, following the experiential approach, with the ultimate purpose of promoting children's development and learning. Characterized as a research-intervention, this document reports a descriptive analysis of the data generated, sharing a reflective exercise on the influence that the adult's style assumes in the development of the child's participation and autonomy in the most varied learning situations. The methods used to collect data and support the intervention were: observation, field notes, ethnographic interviews with the children (informal conversations), the Child Monitoring System (SAC) and an evaluative device that aimed to find out the children's opinion about each intervention. The results obtained showed a clear evolution of the children's participation and autonomy, as well as emotional wellbeing and involvement in the different interventions in a Nature space adjacent to the kindergarten, in the context of an experiential approach. This research-intervention project confirmed the determinant role that the adult plays in providing opportunities that promote the personal and social development of the children.2021-09-02T13:07:30Z2021-07-26T00:00:00Z2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32003porSantos, Tatiana Alexandra Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:53Zoai:ria.ua.pt:10773/32003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:50.183804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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