Conceção, implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção em assertividade no segundo ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia Isabel da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2669
Resumo: O presente estudo teve como objeto a criação, implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver habilidades em assertividade, junto de um grupo de 10 pré adolescentes a frequentarem o 6º ano do segundo ciclo do ensino básico. As áreas em que este programa se propôs intervir foram a capacidade de dizer não e discordar, pedir e fazer favores, expressar sentimentos positivos e negativos e iniciar e manter conversas gerais (Lazarus, 1973). Este estudo consiste numa investigação quase experimental, em que foram realizados dois momentos de avaliação, um antes da intervenção, o pré-teste, e um posterior à intervenção, o pós-teste. Além disso a avaliação foi realizada com dois grupos, o grupo experimental formado por 10 alunos, e o grupo de controlo, formado por 11 alunos a frequentar a mesma escola, o mesmo ano e com características semelhantes. De acordo com a revisão de literatura acerca desta temática foram estabelecidas hipóteses de investigação quanto às áreas beneficiadas com a exposição ao programa. Estas hipóteses procuraram efeitos ao nível da aceitação social e habilidades sociais no geral, ao nível da autoestima, do comportamento, das competências académicas e das componentes do comportamento assertivo. Os resultados desta investigação sugerem efeitos positivos no grupo com a exposição ao programa ao nível da aceitação social, da autoestima, e da capacidade de dizer não, discordar e pedir ou fazer favores.
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