Do microfone à mistura: a relação entre a produção e pós-produção e as implicações das mesmas no produto final e no ouvinte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Pedro Maia Varela Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/125917
Resumo: A criação e disseminação da música é um dos fenómenos mais intrigantes da história da humanidade, e a gravação e impressão da mesma em formato físico na transição entre o século XIX e XX representa uma revolução, não só tecnológica, mas também cultural. Por trás das ondas sonoras emitidas pelo altifalante moderno, encontra-se mais do que apenas o músico e o compositor - revela-se o engenheiro de som, permitindo que dada obra chegue aos nossos ouvidos tal como a ouvimos num disco de vinil, CD ou cassete. Será (ou deverá) ser o papel do engenheiro de som apenas o de um simples catalisador técnico? Que impactos quantitativo e qualitativo tem o mesmo na obra final audível? E fará sentido categorizar tão estritamente os rótulos de “produtor”, “técnico” e “artista” num século XXI de revoluções tecnológicas? Esta tese e relatório de estágio procuram aprofundar estas questões, obtendo conclusões com base em experiências práticas e reais do dia-a-dia num estúdio de gravação profissional.
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