Educação em ciências com orientação CTS/PC no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Salomé Pinto de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7227
Resumo: Este estudo visa relatar um projecto de investigação para o 1.º e 2.º ano de escolaridade, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tendo como orientações as finalidades da Educação em Ciências ligadas à perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a promoção das capacidades de pensamento crítico (PC) nas crianças. Procura, também, potenciar a interdisciplinaridade entre as Ciências, a Matemática, a Língua Portuguesa, as Expressões e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Neste contexto, foi necessário conceber/produzir, implementar e avaliar recursos didácticos para alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, do 1.º CEB, com orientações CTS/PC, em contexto da interdisciplinaridade, de forma a apurar que aprendizagens, a nível conceptual, procedimental e atitudinal, desenvolvem os alunos com os recursos implementados. Estes recursos didácticos partem de situações-problema do dia-a-dia das crianças e pretendem que estas assumam um papel activo, interventivo e esclarecido na sociedade dos nossos dias no que diz respeito à temática trabalhada - a meteorologia. A investigação incidiu numa abordagem de tipo qualitativo, com o propósito de investigação e desenvolvimento de cariz exploratório. Na recolha de dados para apurar que aprendizagens, a nível conceptual, procedimental e atitudinal, desenvolvem os alunos com os recursos implementados recorreu-se à observação e à análise das produções dos alunos. Utilizaram-se diversos instrumentos de recolha de dados, tais como: o diário do investigador/professor; a lista de verificação e o inventário de auto-avaliação de desempenho do aluno. Os resultados evidenciaram que os recursos didácticos criados: promovem o debate sobre fenómenos meteorológicos discutindo questões como: “O que observaste?”; “Por que razão acontecem tais fenómenos”; possibilitam verificar o tempo meteorológico no local onde se vive em contraposição com um local no qual se viva a estação de ano oposta – Brasil; entre outros. Tudo aponta que os recursos didácticos concebidos são adequados para alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, suscitam uma envolvência muito positiva, promovem e potenciam, entre outras, aprendizagens como: registo do tempo meteorológico num calendário e execução da respectiva análise e tratamento de dados; trabalhar em rede e consultar regularmente o blog de turma e editar comentários. Considerando a revisão de literatura efectuada ao longo deste processo, podemos afirmar que este estudo afigura-se um modesto contributo no âmbito da Educação em Ciências no 1.º CEB com orientações CTS/PC em contexto de interdisciplinaridade e poderá ser relevante para os docentes desse ciclo de ensino na medida em que disponibiliza recursos didácticos para a abordagem do tema da meteorologia nos primeiros dois anos formais de escolaridade.
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Neste contexto, foi necessário conceber/produzir, implementar e avaliar recursos didácticos para alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, do 1.º CEB, com orientações CTS/PC, em contexto da interdisciplinaridade, de forma a apurar que aprendizagens, a nível conceptual, procedimental e atitudinal, desenvolvem os alunos com os recursos implementados. Estes recursos didácticos partem de situações-problema do dia-a-dia das crianças e pretendem que estas assumam um papel activo, interventivo e esclarecido na sociedade dos nossos dias no que diz respeito à temática trabalhada - a meteorologia. A investigação incidiu numa abordagem de tipo qualitativo, com o propósito de investigação e desenvolvimento de cariz exploratório. Na recolha de dados para apurar que aprendizagens, a nível conceptual, procedimental e atitudinal, desenvolvem os alunos com os recursos implementados recorreu-se à observação e à análise das produções dos alunos. Utilizaram-se diversos instrumentos de recolha de dados, tais como: o diário do investigador/professor; a lista de verificação e o inventário de auto-avaliação de desempenho do aluno. Os resultados evidenciaram que os recursos didácticos criados: promovem o debate sobre fenómenos meteorológicos discutindo questões como: “O que observaste?”; “Por que razão acontecem tais fenómenos”; possibilitam verificar o tempo meteorológico no local onde se vive em contraposição com um local no qual se viva a estação de ano oposta – Brasil; entre outros. Tudo aponta que os recursos didácticos concebidos são adequados para alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, suscitam uma envolvência muito positiva, promovem e potenciam, entre outras, aprendizagens como: registo do tempo meteorológico num calendário e execução da respectiva análise e tratamento de dados; trabalhar em rede e consultar regularmente o blog de turma e editar comentários. Considerando a revisão de literatura efectuada ao longo deste processo, podemos afirmar que este estudo afigura-se um modesto contributo no âmbito da Educação em Ciências no 1.º CEB com orientações CTS/PC em contexto de interdisciplinaridade e poderá ser relevante para os docentes desse ciclo de ensino na medida em que disponibiliza recursos didácticos para a abordagem do tema da meteorologia nos primeiros dois anos formais de escolaridade.This study aims at reporting a research Project for the first and second grades, the Firsts Primary School (1.º CEB) taking as main guidance the goals of Education Sciences related perspective Science, Technology and Society (STS) and promotion of critical thinking skills (CT) in children. It also seeks to enhance the interdisciplinary Science, Mathematics, Portuguese, Expressions and Technologies of Information and Communication Technology (ICT). In this context, it was necessary to develop/produce, implement and evaluate educational resources for students 1st and 2nd school year the First Primary School, whit guidance STS/CT in interdisciplinary context in order to ascertain the learning, at the conceptual procedural and attitudinal, develop students with the resources deployed. These teaching resources depart of problem situations of every day life of children and want them to assume an active role, intervening in and informed society of nowadays related to the subject worked on the weather. Another aim of this research is to demonstrate the relevance of such activities from the early years of school, in the way these want to promote the learning of scientific knowledge on this theme, developing capacities to keep on learning and thinking critically; decide and discuss social concerns and respect the environment. The investigation focused on a qualitative approach, with the purpose of research and development of exploratory nature. Collecting data to establish that learning at the conceptual, procedural and attitudinal, develop students with the resources deployed resorted to observation and analysis of students´ productions. Several tools were used to collect data such as: The journal of the researcher/teacher, the checklist and inventory of self – assessment of student performance. The results show that the created didactic resources promote the debate about de weather phenomena discussing questions like: “What do you observe?”; “Why do these phenomena happen?”; to check the weather where you live as opposed to a place where one lives opposite the station years – Brasil among others ones. Everything suggest that the educational resources are designed for students of 1st and 2nd school years cause a positive climate and promotes among others: registration time weather on a calendar and implementation of its data processing and analysis performance of weather forecasts, to network and consult regularly, with a class blog and edit comments. Considering the literature review undertaken this process, we can state that along this study appears to be a modest contribution towards: Education in Science guidance Primary School with STS/CT in the context of interdisciplinary and may be relevant for teachers of that teaching level in the way that it provides educational resources to address the issue of weather in the first two years of formal schooling.Universidade de Aveiro2012-03-13T10:57:56Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7227porOliveira, Maria Salomé Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:29Zoai:ria.ua.pt:10773/7227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:58.818110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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