O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dulce Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4512
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_4e792d7b258d20efc9093ab9468859de
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústrianovo luxocalçadovestuárioindústria portuguesapaíses emergentesmeio envolventemarketing-mixnew luxuryclothingshoeportuguese industryemerging countriesenvironmentMestrado em MarketingÉ reconhecida à indústria portuguesa a faculdade na confecção no sector do vestuário e calçado, sendo estes alguns dos pilares mais importantes nas exportações. Porém, face a uma crise económica instalada, o sector de actividade ressente-se e deixa de ser tão procurado pelos nossos principais parceiros - a Europa. Uma solução apontada seria a aposta em novos mercados: Países Emergentes. Estes contrariam todas as leis da crise caracterizando-se pelo acentuado crescimento económico e, consequentemente, por uma classe social faustosa cada vez mais endinheirada que começa a manifestar gostos requintados por produtos de moda. O mercado do luxo está avaliado em cerca de €172 mil milhões e tudo aponta para uma forte expansão, sendo que os fabricantes irão cada vez mais direccionar os seus produtos para estes mercados. Neste estudo, pretende-se perceber se, apesar de uma indústria reconhecida, existe em Portugal um meio envolvente favorável ao desenvolvimento de produtos de luxo, quais as suas características, de acordo com uma lógica de marketing-mix, e quais os factores de sucesso das marcas portuguesas neste segmento. A metodologia utilizada é de carácter exploratório e quantitativo, realizada através de um inquérito por questionário dirigido à indústria e estilistas criadores de uma marca portuguesa dos referidos sectores. Obtiveram-se um total de 34 respostas. Os resultados analisados permitiram concluir que o meio envolvente em Portugal é dificultado pela falta de interiorização de uma cultura de moda pela comunidade em geral e que os factores críticos de sucesso das empresas ainda são muito limitados face às marcas internacionais. A marca portuguesa apenas tem garantia de qualidade e exclusividade do produto, cria notoriedade junto do seu público-alvo e o ambiente dos espaços de venda enquadra-se com os critérios de um produto superior.Portuguese industry is known by its ability to manufacture clothes and shoes, which are some of the key areas in exports. However, faced with an economic crisis, the business sector is now strongly affected and is no longer demanded by our major trading partners - Europe. A possible solution for this problem would be betting on new markets: Emerging Countries. These nations contradict all the laws of crisis, since they are characterized by a strong economic growth and for an ostentatious social class that begins to manifest lavish tastes for the finest fashion products. The luxury market represents around €172 billion and everything points to a strong expansion of this sector, and manufacturers will increasingly focus their products to these markets. In this study, we want to understand whether, despite having a well-known industry, Portugal has a favourable environment to the development of luxury products, what the characteristics of these are, according to a marketing mix logic, and what the success factors of Portuguese brands in this segment are. The methodology used - quantitative and exploratory in nature - was conducted through a survey sent as a questionnaire to an industry and creative designers of a Portuguese brand in this sector. We obtained a total of 34 answers. The analysed results allowed us to conclude that Portugal's environment is made difficult by the general community's lack of an internal sense of fashion culture. In addition, when compared to global brands, the companies' critical success factors are still very limited. The Portuguese brand only has the product's guarantee of exclusiveness and quality as well as the impact created among the interested (target) audience. Finally, the environment of the selling spaces (stores) corresponds to the criteria of a finest/superior product.Instituto Superior de Economia e GestãoIlhéu, Maria FernandaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Dulce Carvalho2012-07-10T10:39:06Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4512porFerreira, Dulce Carvalho. 2011. "O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:09.443613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
title O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
spellingShingle O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
Ferreira, Dulce Carvalho
novo luxo
calçado
vestuário
indústria portuguesa
países emergentes
meio envolvente
marketing-mix
new luxury
clothing
shoe
portuguese industry
emerging countries
environment
title_short O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
title_full O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
title_fullStr O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
title_full_unstemmed O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
title_sort O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria
author Ferreira, Dulce Carvalho
author_facet Ferreira, Dulce Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilhéu, Maria Fernanda
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dulce Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv novo luxo
calçado
vestuário
indústria portuguesa
países emergentes
meio envolvente
marketing-mix
new luxury
clothing
shoe
portuguese industry
emerging countries
environment
topic novo luxo
calçado
vestuário
indústria portuguesa
países emergentes
meio envolvente
marketing-mix
new luxury
clothing
shoe
portuguese industry
emerging countries
environment
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
2012-07-10T10:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4512
url http://hdl.handle.net/10400.5/4512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Dulce Carvalho. 2011. "O novo luxo e a moda portuguesa : o marketing e as limitações da indústria". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130998028369920