Projeto de uma mota elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Fábio Dinarte Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2603
Resumo: Com o passar dos anos tem-se verificado o crescente consumo de combustíveis fósseis no sector dos transportes e o consequente aumento dos níveis de poluição atmosférica e diminuição das suas reservas. Uma das soluções para estes problemas, é a utilização de veículos elétricos, visto que são “amigos do ambiente”, podendo regenerar a sua energia através de energias renováveis. Face aos problemas citados anteriormente, este projeto consiste na conversão de uma mota com motor a combustão interna para uma mota elétrica. Para este projeto, selecionou-se um motor de corrente contínua de ímanes permanentes com escovas, seis baterias VRLA (Valve Regulated Lead-acid) e desenvolveu-se um conversor redutor/elevador bidirecional capaz de fazer o controlo da corrente do motor e implementar travagem regenerativa. O microcontrolador utilizado neste projeto foi o TMS320F28379D Dual-Core Delfino de dois processadores, no qual explorou-se a partilha de informação interprocessador. Verificou-se nas simulações e na parte experimental que o controlo de corrente por histerese funcionou de forma correta pois a corrente convergiu para o valor de referência imposto, no entanto, observou-se durante a situação de carga máxima maior dificuldade por parte do controlador para controlar a corrente do motor dependendo da frequência de comutação utilizada.
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