Ensino remoto emergencial paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva dos Santos, Jessica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hidalgo, Maycon Raul, Georg Fusinato, Bianca, Cock Batista, Erika Dayane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.21094
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de avaliar se e como o ensino remoto emergencial (ERE), proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, durante a pandemia de COVID-19, permite a contextualização com os conteúdos científicos. Tal pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem deve considerar os aspectos culturais, econômicos, locais e sociais, dos estudantes, possibilitando a valorização dos conhecimentos prévios e consequentemente a alfabetização científica (AC).  Assim, foram analisadas e transcritas 3 aulas da disciplina de Ciências do 6º ano, gravadas e disponibilizadas nas plataformas utilizadas no ERE. Os resultados demonstram que embora o professor busque contextualizar os conteúdos ensinados, a plataforma não possibilita a aproximação deste com a realidade dos estudantes. Sabendo-se que as mesmas aulas foram assistidas por todas as turmas do 6º ano do estado do Paraná, sugerindo, portanto, a necessidade de diferentes abordagens para garantir a AC.
id RCAP_4ede93d9f5b78100f7983533b4dfe882
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Ensino remoto emergencial paranaenseArtigosO presente trabalho teve o objetivo de avaliar se e como o ensino remoto emergencial (ERE), proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, durante a pandemia de COVID-19, permite a contextualização com os conteúdos científicos. Tal pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem deve considerar os aspectos culturais, econômicos, locais e sociais, dos estudantes, possibilitando a valorização dos conhecimentos prévios e consequentemente a alfabetização científica (AC).  Assim, foram analisadas e transcritas 3 aulas da disciplina de Ciências do 6º ano, gravadas e disponibilizadas nas plataformas utilizadas no ERE. Os resultados demonstram que embora o professor busque contextualizar os conteúdos ensinados, a plataforma não possibilita a aproximação deste com a realidade dos estudantes. Sabendo-se que as mesmas aulas foram assistidas por todas as turmas do 6º ano do estado do Paraná, sugerindo, portanto, a necessidade de diferentes abordagens para garantir a AC.This present essay aimed assess wether and how the Emergency Remote Education (ERE), proposed by the Paraná State Department of Education, during COVID-19 pandemic, allows the contextualization of scientific concepts. The research is justified based on the understanding that teaching and learning process must consider the cultural, economics and socials aspects of students; enable the valorization of student’s previous knowledge and consequently the scientific literacy. So, were analyzed and transcribed 3 science classes of 6º grade, recorded and uploaded on ERE platforms. The results demonstrate, even teacher trying to contextualize the contents taught the platforms does not allow the approximation between scientific concepts and students’ reality. Knowing that the same classes were watching by all 6º grade classes in the state of Paraná, thus suggesting the need for different approaches to guarantee a scientific literacy.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.21094por1646-2335Silva dos Santos, JessicaHidalgo, Maycon RaulGeorg Fusinato, BiancaCock Batista, Erika Dayaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:50ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto emergencial paranaense
title Ensino remoto emergencial paranaense
spellingShingle Ensino remoto emergencial paranaense
Silva dos Santos, Jessica
Artigos
title_short Ensino remoto emergencial paranaense
title_full Ensino remoto emergencial paranaense
title_fullStr Ensino remoto emergencial paranaense
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial paranaense
title_sort Ensino remoto emergencial paranaense
author Silva dos Santos, Jessica
author_facet Silva dos Santos, Jessica
Hidalgo, Maycon Raul
Georg Fusinato, Bianca
Cock Batista, Erika Dayane
author_role author
author2 Hidalgo, Maycon Raul
Georg Fusinato, Bianca
Cock Batista, Erika Dayane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva dos Santos, Jessica
Hidalgo, Maycon Raul
Georg Fusinato, Bianca
Cock Batista, Erika Dayane
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente trabalho teve o objetivo de avaliar se e como o ensino remoto emergencial (ERE), proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, durante a pandemia de COVID-19, permite a contextualização com os conteúdos científicos. Tal pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem deve considerar os aspectos culturais, econômicos, locais e sociais, dos estudantes, possibilitando a valorização dos conhecimentos prévios e consequentemente a alfabetização científica (AC).  Assim, foram analisadas e transcritas 3 aulas da disciplina de Ciências do 6º ano, gravadas e disponibilizadas nas plataformas utilizadas no ERE. Os resultados demonstram que embora o professor busque contextualizar os conteúdos ensinados, a plataforma não possibilita a aproximação deste com a realidade dos estudantes. Sabendo-se que as mesmas aulas foram assistidas por todas as turmas do 6º ano do estado do Paraná, sugerindo, portanto, a necessidade de diferentes abordagens para garantir a AC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.21094
url https://doi.org/10.25755/int.21094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302075428831232