Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Fernandes Luís de Sá
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/28353
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
id RCAP_4f546ecb9c55244ef76f1c9834f1b5d6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de VarzimQualidadeSatisfaçãoAvaliaçãoExpetativas de clientesMNodelo SERVQUALSaúdeTransporte programadoOrganizações não-governamentaisBombeirosPóvoa de VarzimQualitySatisfationEvaluationCustomer expetationSERVQUAL modelHealthScheduled transportNon-governmental institutionsFiremen658.56614Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de SaúdeNo âmbito dos estudos que se têm vindo a realizar em Portugal e na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho com a finalidade de avaliar a qualidade e a satisfação dos utentes nas instituições prestadoras de cuidados de saúde, este trabalho têm como principal objetivo avaliar a satisfação dos utentes dos transportes programados numa instituição não-governamental – os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim (BVPV). Neste estudo procuramos avaliar a qualidade e a satisfação dos utentes do serviço de transporte programado dos BVPV e entender de que forma estes fatores influenciam o compromisso e a confiança na instituição, levando à fidelização dos utentes. A avaliação do grau de satisfação destes utentes vai ser efetuado atráves da análise dos cuidados prestados - condições do transporte, apoio dos funcionários e informação prestada, e em áreas relacionadas especificamente com o grau de satisfação - facilidade de marcação dos serviços, acessibilidade ao transporte e eficiência dos funcionários. Em termos metodológicos foi efetuado um questionário para medir as variáveis em estudo tendo este sido aplicado a uma amostra de 150 utentes, residentes no concelho da Póvoa de Varzim, que recorreram no ano de 2011 ao transporte programado dos BVPV. Na análise dos resultados procuramos avaliar a correlação entre a qualidade do serviço prestado e a satisfação e fidelidade dos utentes tomando ainda em conta os parâmetros de confiança / compromisso, fiabilidade e tangibilidade. Esta análise teve ainda como objetivo observar a correlação entre os graus de satisfação e lealdade com variáveis como sexo, grupo etário, grau de escolaridade e escalão de rendimentos.Regarding the nature of the studies that have been done in Portugal, in the School of Economics and Management, University of Minho, and with the purpose of evaluating the quality and satisfation of the users of health care institutions, the main focus of this paperwork is the evaluation of the satisfation of non-emergency patient transport provided by a non-government institution - the Firefighters of Póvoa de Varzim (BVPV). In this study, we tried to evaluate the quality and satisfation of users of the programmed transport service of the BVPV and understand in which way these fators influence the commitment and trust in the Institution itself, leading to the fidelity of the users. The evaluation of the level of satisfation of users is going to be measured through the analysis of services provided - transport conditions, employees assistance and information provided in areas diretly related to the level of satisfation of - how easy it is to schedule a service, accessibility to the same and employee efficiency. Regarding methodology we applied a survey to measure the variables in study to a sample of 150 users, residents in the Póvoa do Varzim area that used the nonemergency patient transport of the BVPV in 2011. In the analysis of the results we tried to evaluate the correlation between the quality of the services provided and the satisfation and fidelity of users, also taking into account the parameters of trust/commitment, reliability and tangability. This analysis also had the purpose of observing the correlation between the degrees of satisfation and loyalty with variables as gender, age, education degree and monthly income.Crispim, José António AlmeidaUniversidade do MinhoFerreira, Daniela Fernandes Luís de Sá20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/28353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:42.575977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
title Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
spellingShingle Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
Ferreira, Daniela Fernandes Luís de Sá
Qualidade
Satisfação
Avaliação
Expetativas de clientes
MNodelo SERVQUAL
Saúde
Transporte programado
Organizações não-governamentais
Bombeiros
Póvoa de Varzim
Quality
Satisfation
Evaluation
Customer expetation
SERVQUAL model
Health
Scheduled transport
Non-governmental institutions
Firemen
658.56
614
title_short Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
title_full Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
title_fullStr Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
title_full_unstemmed Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
title_sort Qualidade e satisfação no transporte programado de doentes : o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
author Ferreira, Daniela Fernandes Luís de Sá
author_facet Ferreira, Daniela Fernandes Luís de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crispim, José António Almeida
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniela Fernandes Luís de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Satisfação
Avaliação
Expetativas de clientes
MNodelo SERVQUAL
Saúde
Transporte programado
Organizações não-governamentais
Bombeiros
Póvoa de Varzim
Quality
Satisfation
Evaluation
Customer expetation
SERVQUAL model
Health
Scheduled transport
Non-governmental institutions
Firemen
658.56
614
topic Qualidade
Satisfação
Avaliação
Expetativas de clientes
MNodelo SERVQUAL
Saúde
Transporte programado
Organizações não-governamentais
Bombeiros
Póvoa de Varzim
Quality
Satisfation
Evaluation
Customer expetation
SERVQUAL model
Health
Scheduled transport
Non-governmental institutions
Firemen
658.56
614
description Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/28353
url https://hdl.handle.net/1822/28353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132727891460096