NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558 |
Resumo: | The present study aims to make some reflections on the new High School, active methodologies and the Theory of Cognitive Flexibility, observing some practices of interactions in the school environment, and inferring about the methodology applied at Colégio Sesi da Indústria in the municipality of Umuarama, in the state do Paraná, which is permeated by team practice and active methodologies. The method applied was the insertion of research in the scientific field with high school students, combining research, analysis of internet materials and written production, in order to explore proposals designated for high school, the implementation of the National Common Curricular Base and, considering the development of skills and abilities in the learning of teenagers, about to enter the job market. As a complement, there was research on how the individual learns, neurological aspects of the brain and its evolution in the stages of development, generating neuronal activities and synapses. |
id |
RCAP_4fa1ef0b36e13623a17c6a7cfe203f33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/30558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?The present study aims to make some reflections on the new High School, active methodologies and the Theory of Cognitive Flexibility, observing some practices of interactions in the school environment, and inferring about the methodology applied at Colégio Sesi da Indústria in the municipality of Umuarama, in the state do Paraná, which is permeated by team practice and active methodologies. The method applied was the insertion of research in the scientific field with high school students, combining research, analysis of internet materials and written production, in order to explore proposals designated for high school, the implementation of the National Common Curricular Base and, considering the development of skills and abilities in the learning of teenagers, about to enter the job market. As a complement, there was research on how the individual learns, neurological aspects of the brain and its evolution in the stages of development, generating neuronal activities and synapses.O presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre o novo Ensino Médio, metodologias ativas e a Teoria de Flexibilidade cognitiva observando algumas práticas de interações no ambiente escolar, e inferindo sobre a metodologia aplicada no Colégio Sesi da Indústria no município de Umuarama, no estado do Paraná, que se permeia pela prática em equipe e metodologias ativas. O método aplicado foi a inserção de pesquisa no âmbito científico com alunos do Ensino Médio aliando pesquisa, análise de materiais da internet e produção escrita, a fim de explorar propostas designadas ao Ensino Médio, a implantação da Base Nacional Comum Curricular e, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades no aprendizado de adolescentes, prestes a entrar no mercado de trabalho. Como complemento, houve uma pesquisa sobre como o indivíduo aprende, aspectos neurológicos do cérebro e sua evolução nas etapas de desenvolvimento gerando atividades neuronais e sinapses.Universidade de Aveiro2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558Internet Latent Corpus Journal; Vol 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 Núm. 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126Internet Latent Corpus Journal; vol. 12 n.º 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-1261647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558/21369Direitos de Autor (c) 2023 Cinthia Caciéle Fregne Matusaiki, João Felipe Posseti Geleilete, Ludmila Szezerbatz, Marco Antônio Evangelista, Mikaela Werkhauser Fuentes Romero, Rafael Henrique Morais Santos da Silva, Rafaela Fernandes Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatusaiki, Cinthia Caciéle FregneGeleilete, João Felipe PossetiSzezerbatz, LudmilaEvangelista, Marco AntônioRomero, Mikaela Werkhauser FuentesSilva, Rafael Henrique Morais Santos daVieira, Rafaela Fernandes2023-02-24T17:30:12Zoai:proa.ua.pt:article/30558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:05.424782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? |
title |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? |
spellingShingle |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne |
title_short |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? |
title_full |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? |
title_fullStr |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? |
title_full_unstemmed |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? |
title_sort |
NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES? |
author |
Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne |
author_facet |
Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne Geleilete, João Felipe Posseti Szezerbatz, Ludmila Evangelista, Marco Antônio Romero, Mikaela Werkhauser Fuentes Silva, Rafael Henrique Morais Santos da Vieira, Rafaela Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Geleilete, João Felipe Posseti Szezerbatz, Ludmila Evangelista, Marco Antônio Romero, Mikaela Werkhauser Fuentes Silva, Rafael Henrique Morais Santos da Vieira, Rafaela Fernandes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne Geleilete, João Felipe Posseti Szezerbatz, Ludmila Evangelista, Marco Antônio Romero, Mikaela Werkhauser Fuentes Silva, Rafael Henrique Morais Santos da Vieira, Rafaela Fernandes |
description |
The present study aims to make some reflections on the new High School, active methodologies and the Theory of Cognitive Flexibility, observing some practices of interactions in the school environment, and inferring about the methodology applied at Colégio Sesi da Indústria in the municipality of Umuarama, in the state do Paraná, which is permeated by team practice and active methodologies. The method applied was the insertion of research in the scientific field with high school students, combining research, analysis of internet materials and written production, in order to explore proposals designated for high school, the implementation of the National Common Curricular Base and, considering the development of skills and abilities in the learning of teenagers, about to enter the job market. As a complement, there was research on how the individual learns, neurological aspects of the brain and its evolution in the stages of development, generating neuronal activities and synapses. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558 https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558 |
url |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558/21369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 Núm. 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126 Internet Latent Corpus Journal; vol. 12 n.º 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130932491321344 |