NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Geleilete, João Felipe Posseti, Szezerbatz, Ludmila, Evangelista, Marco Antônio, Romero, Mikaela Werkhauser Fuentes, Silva, Rafael Henrique Morais Santos da, Vieira, Rafaela Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558
Resumo: The present study aims to make some reflections on the new High School, active methodologies and the Theory of Cognitive Flexibility, observing some practices of interactions in the school environment, and inferring about the methodology applied at Colégio Sesi da Indústria in the municipality of Umuarama, in the state do Paraná, which is permeated by team practice and active methodologies. The method applied was the insertion of research in the scientific field with high school students, combining research, analysis of internet materials and written production, in order to explore proposals designated for high school, the implementation of the National Common Curricular Base and, considering the development of skills and abilities in the learning of teenagers, about to enter the job market. As a complement, there was research on how the individual learns, neurological aspects of the brain and its evolution in the stages of development, generating neuronal activities and synapses.
id RCAP_4fa1ef0b36e13623a17c6a7cfe203f33
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/30558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?The present study aims to make some reflections on the new High School, active methodologies and the Theory of Cognitive Flexibility, observing some practices of interactions in the school environment, and inferring about the methodology applied at Colégio Sesi da Indústria in the municipality of Umuarama, in the state do Paraná, which is permeated by team practice and active methodologies. The method applied was the insertion of research in the scientific field with high school students, combining research, analysis of internet materials and written production, in order to explore proposals designated for high school, the implementation of the National Common Curricular Base and, considering the development of skills and abilities in the learning of teenagers, about to enter the job market. As a complement, there was research on how the individual learns, neurological aspects of the brain and its evolution in the stages of development, generating neuronal activities and synapses.O presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre o novo Ensino Médio, metodologias ativas e a Teoria de Flexibilidade cognitiva observando algumas práticas de interações no ambiente escolar, e inferindo sobre a metodologia aplicada no Colégio Sesi da Indústria no município de Umuarama, no estado do Paraná, que se permeia pela prática em equipe e metodologias ativas. O método aplicado foi a inserção de pesquisa no âmbito científico com alunos do Ensino Médio aliando pesquisa, análise de materiais da internet e produção escrita, a fim de explorar propostas designadas ao Ensino Médio, a implantação da Base Nacional Comum Curricular e, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades no aprendizado de adolescentes, prestes a entrar no mercado de trabalho. Como complemento, houve uma pesquisa sobre como o indivíduo aprende, aspectos neurológicos do cérebro e sua evolução nas etapas de desenvolvimento gerando atividades neuronais e sinapses.Universidade de Aveiro2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558Internet Latent Corpus Journal; Vol 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 Núm. 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126Internet Latent Corpus Journal; vol. 12 n.º 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-1261647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558/21369Direitos de Autor (c) 2023 Cinthia Caciéle Fregne Matusaiki, João Felipe Posseti Geleilete, Ludmila Szezerbatz, Marco Antônio Evangelista, Mikaela Werkhauser Fuentes Romero, Rafael Henrique Morais Santos da Silva, Rafaela Fernandes Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatusaiki, Cinthia Caciéle FregneGeleilete, João Felipe PossetiSzezerbatz, LudmilaEvangelista, Marco AntônioRomero, Mikaela Werkhauser FuentesSilva, Rafael Henrique Morais Santos daVieira, Rafaela Fernandes2023-02-24T17:30:12Zoai:proa.ua.pt:article/30558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:05.424782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
title NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
spellingShingle NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne
title_short NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
title_full NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
title_fullStr NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
title_full_unstemmed NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
title_sort NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
author Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne
author_facet Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne
Geleilete, João Felipe Posseti
Szezerbatz, Ludmila
Evangelista, Marco Antônio
Romero, Mikaela Werkhauser Fuentes
Silva, Rafael Henrique Morais Santos da
Vieira, Rafaela Fernandes
author_role author
author2 Geleilete, João Felipe Posseti
Szezerbatz, Ludmila
Evangelista, Marco Antônio
Romero, Mikaela Werkhauser Fuentes
Silva, Rafael Henrique Morais Santos da
Vieira, Rafaela Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matusaiki, Cinthia Caciéle Fregne
Geleilete, João Felipe Posseti
Szezerbatz, Ludmila
Evangelista, Marco Antônio
Romero, Mikaela Werkhauser Fuentes
Silva, Rafael Henrique Morais Santos da
Vieira, Rafaela Fernandes
description The present study aims to make some reflections on the new High School, active methodologies and the Theory of Cognitive Flexibility, observing some practices of interactions in the school environment, and inferring about the methodology applied at Colégio Sesi da Indústria in the municipality of Umuarama, in the state do Paraná, which is permeated by team practice and active methodologies. The method applied was the insertion of research in the scientific field with high school students, combining research, analysis of internet materials and written production, in order to explore proposals designated for high school, the implementation of the National Common Curricular Base and, considering the development of skills and abilities in the learning of teenagers, about to enter the job market. As a complement, there was research on how the individual learns, neurological aspects of the brain and its evolution in the stages of development, generating neuronal activities and synapses.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558
https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v12i2.30558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30558/21369
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 Núm. 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 12 No 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126
Internet Latent Corpus Journal; vol. 12 n.º 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES; 114-126
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130932491321344