Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migueis, Inês Lopes Gascon
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18834
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_4fa7a64a70c3829bc2ca188ae0dbc777
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto SantoFatores Críticos de SucessoStopoverestratégiaplaneamento de marketingCritical Success Factorsstrategymarketing planningMestrado em MarketingO transporte aéreo tem vindo a ser cada vez mais democratizado e acessível a um maior espetro de pessoas. A pressão turística em grande parte dos países europeus resulta numa inevitável pressão nos transportes, sobretudo no tráfego aéreo. Por esta razão, a concorrência entre companhias aéreas torna-se cada vez mais intensa, restando às empresas definir um posicionamento que não se foque exclusivamente no preço. No presente trabalho explora-se a TAP, companhia aérea de bandeira portuguesa, e o produto que a leva a demarcar-se do mercado e captar diferentes públicos - o programa Portugal Stopover, criado em 2016. Através de um plano de Marketing, o objetivo deste estudo reside na identificação dos Fatores Críticos de Sucesso no desenvolvimento de Porto Santo como uma plataforma Stopover. Para alcançar este objetivo, o estudo baseou-se na estratégia de Action Research, utilizando fontes de dados primárias e secundárias. Dado o teor do trabalho, optou-se pelo método qualitativo e pela realização de entrevistas a pessoas ligadas à empresa em estudo e à região de Porto Santo, num estudo cross-sectional. Como principais conclusões do estudo retém-se o impacto positivo para a TAP, sobretudo ao nível do programa Portugal Stopover que contribui para o crescimento do programa e para a consolidação da marca TAP a nível internacional. Os Fatores Críticos de Sucesso relacionam-se sobretudo com a reputação da marca, a abrangência de rotas oferecidas pela TAP, a exclusividade e diferenciação do produto e a vasta rede de parceiros com a qual o programa Portugal Stopover conta.Air transportation has become increasingly democratized and accessible to a wider spectrum of people. Tourist pressure in most European countries results in an inevitable pressure on transport, especially on-air transportation. For this reason, competition between airlines becomes more intense, making it important for companies to define a position that does not focus exclusively on price. This project explores TAP, the Portuguese-flag airline, and the product that leads it to demarcate itself from the market and capture different audiences - the Portugal Stopover program, launched in 2016. Through a Marketing plan, the objective of this project is to identify the Critical Success Factors in the development of Porto Santo island as a Stopover platform. To achieve this goal, the study was based on Action Research's strategy using primary and secondary data sources. Given the content of the project, it was adopted the qualitative method and interviews were conducted with people related to the company under study and the Porto Santo region, in a cross-sectional study. The main conclusions of the study consist of the positive impact for TAP, especially the Portugal Stopover program, which contributes to the growth of the program and to the consolidation of the TAP brand at an international level. The Critical Success Factors identified are mainly related to the brand's reputation, the range of routes offered by TAP, the exclusivity and differentiation of the product and the vast network of partners with which the Portugal Stopover program counts.Instituto Superior de Economia e GestãoNazaré, LuísRepositório da Universidade de LisboaMigueis, Inês Lopes Gascon2019-11-25T14:20:27Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18834porMigueis, Inês Lopes Gascon (2018). "Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:49.602858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
title Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
spellingShingle Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
Migueis, Inês Lopes Gascon
Fatores Críticos de Sucesso
Stopover
estratégia
planeamento de marketing
Critical Success Factors
strategy
marketing planning
title_short Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
title_full Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
title_fullStr Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
title_sort Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo
author Migueis, Inês Lopes Gascon
author_facet Migueis, Inês Lopes Gascon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nazaré, Luís
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Migueis, Inês Lopes Gascon
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores Críticos de Sucesso
Stopover
estratégia
planeamento de marketing
Critical Success Factors
strategy
marketing planning
topic Fatores Críticos de Sucesso
Stopover
estratégia
planeamento de marketing
Critical Success Factors
strategy
marketing planning
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-11-25T14:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18834
url http://hdl.handle.net/10400.5/18834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Migueis, Inês Lopes Gascon (2018). "Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma Stopover da TAP em Porto Santo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130131120129