Avaliação do marketing na banca e o “pricing” dos produtos financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Maria Manuela Peixoto Martins Ferreira
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24950
Resumo: Mestrado em Gestão
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spelling Avaliação do marketing na banca e o “pricing” dos produtos financeirosMestrado em GestãoNo ambiente financeiro desregulamentado dos anos noventa, os gestores bancários continuam a não encarar o marketing em toda a verdadeira dimensão, e a restringir o seu desempenho ao campo da publicidade e das relações públicas. Na verdade, o marketing na Banca encontra-se ainda na fase da adolescência. Os problemas, que têm dificultado o seu normal desenvolvimento, radicam em falhas registadas a nível da apreensão dos conceitos fundamentais, e em dificuldades experimentadas no processo de adequação das técnicas, utilizadas no marketing dos serviços, à especificidade do negócio bancário. Considerando a necessidade premente da avaliação da rendibilidade dos produtos financeiros, numa época marcada pelo aumento generalizado da concorrência e pela descida continua da margem de intermediação financeira, foi desenvolvida uma análise empírica baseada na Teoria do Pricing' Quadrático proposta por Moebs ( 1986), com o objectivo de apurar um `pricing' para o produto Poupança- Habitação, gerador de boas oportunidades de negócio para o banco. Os resultados obtidos confirmam o interesse e a viabilidade da aplicação da metodologia adoptada, evidenciando a importância da concertação das quatro competências estratégicas - custo, concorrência, relacional e valor - no processo da tomada de decisão do ` pricing' do produto Poupança-Habitação.In the financial environnment of deregulation of the 90s, bank managers still do not view marketing in its true dimension, and persist in restricting their performance to the areas of advertising and public relations. In fact, the bank marketing is still in its adolescence. The problems which have hindered its normal development are rooted in failure in the understanding of fundamental concepts and in difficulties felt in the process of adapting slcills used in service marketing to the specific area of banking. Bearing in mind the urgent need of evaluate profitability of financial services at a time of increasing competition and continuous fali of net interest revenue, an empirical analysis has been developed based on the Theory of Quadratic Pricing proposed by Moebs ( 1986) in order to estimate a pricing for the Poupança-Habitação product as a generator of good business opportunities for the bank. The results achieved confirm the importance and viability of the aplication of the methodology adopted stressing the importance of integrating the four basic strategic areas - cost, competition, relationship and value - in decision making concerning the Poupança-Habitação product.Instituto Superior de Economia e GestãoNascimento, FernandoRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Maria Manuela Peixoto Martins Ferreira2022-07-22T10:19:03Z1997-041997-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24950porLourenço, Maria Manuela Peixoto Martins Ferreira (1997). “Avaliação do marketing na banca e o “pricing” dos produtos financeiros”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:52.841353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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