A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10694 |
Resumo: | O presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo. |
id |
RCAP_4fd25592101bb4a87f6865b452c48f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anosEducação pré-escolarÁrea da escritaLinguagem escritaAtitudes de escritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo.Horta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaTavares, Érica Cristina Simão2018-06-20T14:30:53Z2017-12-1820172017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10694TID:201930366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:19.149602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos |
title |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos |
spellingShingle |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos Tavares, Érica Cristina Simão Educação pré-escolar Área da escrita Linguagem escrita Atitudes de escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos |
title_full |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos |
title_fullStr |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos |
title_full_unstemmed |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos |
title_sort |
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos |
author |
Tavares, Érica Cristina Simão |
author_facet |
Tavares, Érica Cristina Simão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Horta, Maria Helena Martins da Cruz Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Érica Cristina Simão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Área da escrita Linguagem escrita Atitudes de escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Área da escrita Linguagem escrita Atitudes de escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 2017 2017-12-18T00:00:00Z 2018-06-20T14:30:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10694 TID:201930366 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10694 |
identifier_str_mv |
TID:201930366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133255754055680 |