A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Érica Cristina Simão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10694
Resumo: O presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo.
id RCAP_4fd25592101bb4a87f6865b452c48f08
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10694
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anosEducação pré-escolarÁrea da escritaLinguagem escritaAtitudes de escritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo.Horta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaTavares, Érica Cristina Simão2018-06-20T14:30:53Z2017-12-1820172017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10694TID:201930366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:19.149602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
title A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
spellingShingle A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
Tavares, Érica Cristina Simão
Educação pré-escolar
Área da escrita
Linguagem escrita
Atitudes de escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
title_full A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
title_fullStr A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
title_full_unstemmed A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
title_sort A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
author Tavares, Érica Cristina Simão
author_facet Tavares, Érica Cristina Simão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Érica Cristina Simão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Área da escrita
Linguagem escrita
Atitudes de escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Área da escrita
Linguagem escrita
Atitudes de escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
2017
2017-12-18T00:00:00Z
2018-06-20T14:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10694
TID:201930366
url http://hdl.handle.net/10400.1/10694
identifier_str_mv TID:201930366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133255754055680