Estudo da validade interna e externa de uma tipologia sobre condutas problemáticas para a convivência escolar segundo o professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta,J.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Sánchez,M.D., Trianes,M.V., Fuente,J. de la
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862003000100006
Resumo: Foi realizada uma pesquisa baseada na análise das partes de disciplinas que são emitidas pelos professores em dois institutos da província de almeria, Espanha. A partir deste material foi elaborada uma tipologia com as seguintes categorias: conduta indisciplinada, conduta anti-social, maltrato entre iguais e condutas disruptivas. O propósito do estudo é o de analisar a validade e a fidedilidade do instrumento para a avaliação de problemas de convivência nos centros escolares, a partir do ponto de vista dos professores. Para isso, além de estudar a consistência interna, foi realizada uma análise para delimitar grupos diferentes de sujeitos a partir da tipologia e ver se diferem numa medida de competências sociais a partir também da avaliação do professor. A tipologia diferencia suas categorias no que se refere à competência social avaliada pelo professor, delineando-se como um interessante instrumento capaz de integrar a convivência em centros escolares, que hoje supõem perspectivas de estudo separadas.
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