Jogos para dispositivos móveis como suporte promocional aos museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, João Rafael Matias Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26010
Resumo: Vivemos numa sociedade de informação e interação em constante evolução. O aparecimento da internet marca o primeiro passo para os novos meios de comunicação e para o seu uso na recolha e distribuição de informação no quotidiano. Neste seguimento, despertaram novas abordagem de utilização e interação no mundo digital. Os dispositivos móveis facilitaram o acesso à informação, estimularam o acesso a aplicações multimédia provenientes da mobilidade e comodidade, consequentemente começaram a fazer parte do nosso quotidiano. Estas transformações na sociedade, intrinsecamente ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação, levantam novos desafios às instituições museológicas. A museologia viu a necessidade de se adaptar a novas ferramentas digitais e de entrar no mundo das aplicações móveis. Neste estudo, destaco os jogos por constituírem um meio de entretenimento, pela sua capacidade de proporcionar experiências e veicular conhecimentos de forma lúdica. Pretendeu-se dar ênfase às aplicações lúdicas - jogos - nos museus, através do desenvolvimento, análise e descrição de um modelo de aplicação de jogo para um museu municipal. Ambiciona-se compreender se os jogos para dispositivos móveis poderão ser uma estratégia promocional para os museus, incitando a sua visita. Os resultados obtidos mostram que a aplicação de jogo funcionou como estratégia promocional ao museu municipal pois, motivou e despertou interesse numa posterior visita ao mesmo.
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