A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Sónia Marisa Carvalho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20767
Resumo: Este estudo descreve a importância que os pais e educadores dão à literatura para a infância e as suas práticas de leitura com crianças com idades compreendidas entre os O e os 3 anos de idade. Para o efeito, realizámos um estudo de caso em oito salas de creche, pertencentes a três colégios da cidade de Lisboa. Os resultados mostram que tanto os pais como as educadoras dão grande importância a este contacto precoce da criança com o livro, sendo o contar de histórias uma prática corrente, quer em casa, quer nas salas de creche. Detectamos pequenas diferenças intra-grupos relativamente ao tempo dispendido na leitura, à quantidade e qualidade dos livros e à idade do primeiro contacto com o livro. Estas diferenças podem resultar da formação profissional dos educadores e a relativa homogeneidade nas crenças e práticas dos pais pode estar relacionada com a sua escolaridade e estatuto socioeconómico. ABSTRACT - This study describes the importance that parents and early childhood educators attribute to children's literacy as well as their reading practices with children aged between O and three years old. According to this objective, we carried out a case study in 8-day care classes, belonging to three different school settings. The results show that parents and educators attribute great importance to an early contact with books and that story reading is a common practice, both at home and at school. We detected small inter and intra-group differences relative to the time spent reading, to the quantity and quality of books and to the starting age of the first contacts with books. These differences may result from the teacher's professional stance and the relative homogeneity of parents' beliefs and practices may be related to their schooling and socio-economic status.
id RCAP_501f0fbbc81700610eb840ce8539d4e1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudoEste estudo descreve a importância que os pais e educadores dão à literatura para a infância e as suas práticas de leitura com crianças com idades compreendidas entre os O e os 3 anos de idade. Para o efeito, realizámos um estudo de caso em oito salas de creche, pertencentes a três colégios da cidade de Lisboa. Os resultados mostram que tanto os pais como as educadoras dão grande importância a este contacto precoce da criança com o livro, sendo o contar de histórias uma prática corrente, quer em casa, quer nas salas de creche. Detectamos pequenas diferenças intra-grupos relativamente ao tempo dispendido na leitura, à quantidade e qualidade dos livros e à idade do primeiro contacto com o livro. Estas diferenças podem resultar da formação profissional dos educadores e a relativa homogeneidade nas crenças e práticas dos pais pode estar relacionada com a sua escolaridade e estatuto socioeconómico. ABSTRACT - This study describes the importance that parents and early childhood educators attribute to children's literacy as well as their reading practices with children aged between O and three years old. According to this objective, we carried out a case study in 8-day care classes, belonging to three different school settings. The results show that parents and educators attribute great importance to an early contact with books and that story reading is a common practice, both at home and at school. We detected small inter and intra-group differences relative to the time spent reading, to the quantity and quality of books and to the starting age of the first contacts with books. These differences may result from the teacher's professional stance and the relative homogeneity of parents' beliefs and practices may be related to their schooling and socio-economic status.Universidade de Évora2017-02-24T10:03:55Z2017-02-242010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20767http://hdl.handle.net/10174/20767porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Torres, Sónia Marisa Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:09.156256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
title A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
spellingShingle A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
Torres, Sónia Marisa Carvalho
title_short A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
title_full A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
title_fullStr A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
title_full_unstemmed A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
title_sort A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
author Torres, Sónia Marisa Carvalho
author_facet Torres, Sónia Marisa Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Sónia Marisa Carvalho
description Este estudo descreve a importância que os pais e educadores dão à literatura para a infância e as suas práticas de leitura com crianças com idades compreendidas entre os O e os 3 anos de idade. Para o efeito, realizámos um estudo de caso em oito salas de creche, pertencentes a três colégios da cidade de Lisboa. Os resultados mostram que tanto os pais como as educadoras dão grande importância a este contacto precoce da criança com o livro, sendo o contar de histórias uma prática corrente, quer em casa, quer nas salas de creche. Detectamos pequenas diferenças intra-grupos relativamente ao tempo dispendido na leitura, à quantidade e qualidade dos livros e à idade do primeiro contacto com o livro. Estas diferenças podem resultar da formação profissional dos educadores e a relativa homogeneidade nas crenças e práticas dos pais pode estar relacionada com a sua escolaridade e estatuto socioeconómico. ABSTRACT - This study describes the importance that parents and early childhood educators attribute to children's literacy as well as their reading practices with children aged between O and three years old. According to this objective, we carried out a case study in 8-day care classes, belonging to three different school settings. The results show that parents and educators attribute great importance to an early contact with books and that story reading is a common practice, both at home and at school. We detected small inter and intra-group differences relative to the time spent reading, to the quantity and quality of books and to the starting age of the first contacts with books. These differences may result from the teacher's professional stance and the relative homogeneity of parents' beliefs and practices may be related to their schooling and socio-economic status.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-01T00:00:00Z
2017-02-24T10:03:55Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20767
http://hdl.handle.net/10174/20767
url http://hdl.handle.net/10174/20767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136603289944064