A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20767 |
Resumo: | Este estudo descreve a importância que os pais e educadores dão à literatura para a infância e as suas práticas de leitura com crianças com idades compreendidas entre os O e os 3 anos de idade. Para o efeito, realizámos um estudo de caso em oito salas de creche, pertencentes a três colégios da cidade de Lisboa. Os resultados mostram que tanto os pais como as educadoras dão grande importância a este contacto precoce da criança com o livro, sendo o contar de histórias uma prática corrente, quer em casa, quer nas salas de creche. Detectamos pequenas diferenças intra-grupos relativamente ao tempo dispendido na leitura, à quantidade e qualidade dos livros e à idade do primeiro contacto com o livro. Estas diferenças podem resultar da formação profissional dos educadores e a relativa homogeneidade nas crenças e práticas dos pais pode estar relacionada com a sua escolaridade e estatuto socioeconómico. ABSTRACT - This study describes the importance that parents and early childhood educators attribute to children's literacy as well as their reading practices with children aged between O and three years old. According to this objective, we carried out a case study in 8-day care classes, belonging to three different school settings. The results show that parents and educators attribute great importance to an early contact with books and that story reading is a common practice, both at home and at school. We detected small inter and intra-group differences relative to the time spent reading, to the quantity and quality of books and to the starting age of the first contacts with books. These differences may result from the teacher's professional stance and the relative homogeneity of parents' beliefs and practices may be related to their schooling and socio-economic status. |
id |
RCAP_501f0fbbc81700610eb840ce8539d4e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudoEste estudo descreve a importância que os pais e educadores dão à literatura para a infância e as suas práticas de leitura com crianças com idades compreendidas entre os O e os 3 anos de idade. Para o efeito, realizámos um estudo de caso em oito salas de creche, pertencentes a três colégios da cidade de Lisboa. Os resultados mostram que tanto os pais como as educadoras dão grande importância a este contacto precoce da criança com o livro, sendo o contar de histórias uma prática corrente, quer em casa, quer nas salas de creche. Detectamos pequenas diferenças intra-grupos relativamente ao tempo dispendido na leitura, à quantidade e qualidade dos livros e à idade do primeiro contacto com o livro. Estas diferenças podem resultar da formação profissional dos educadores e a relativa homogeneidade nas crenças e práticas dos pais pode estar relacionada com a sua escolaridade e estatuto socioeconómico. ABSTRACT - This study describes the importance that parents and early childhood educators attribute to children's literacy as well as their reading practices with children aged between O and three years old. According to this objective, we carried out a case study in 8-day care classes, belonging to three different school settings. The results show that parents and educators attribute great importance to an early contact with books and that story reading is a common practice, both at home and at school. We detected small inter and intra-group differences relative to the time spent reading, to the quantity and quality of books and to the starting age of the first contacts with books. These differences may result from the teacher's professional stance and the relative homogeneity of parents' beliefs and practices may be related to their schooling and socio-economic status.Universidade de Évora2017-02-24T10:03:55Z2017-02-242010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20767http://hdl.handle.net/10174/20767porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Torres, Sónia Marisa Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:09.156256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo |
title |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo |
spellingShingle |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo Torres, Sónia Marisa Carvalho |
title_short |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo |
title_full |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo |
title_fullStr |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo |
title_full_unstemmed |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo |
title_sort |
A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo |
author |
Torres, Sónia Marisa Carvalho |
author_facet |
Torres, Sónia Marisa Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Sónia Marisa Carvalho |
description |
Este estudo descreve a importância que os pais e educadores dão à literatura para a infância e as suas práticas de leitura com crianças com idades compreendidas entre os O e os 3 anos de idade. Para o efeito, realizámos um estudo de caso em oito salas de creche, pertencentes a três colégios da cidade de Lisboa. Os resultados mostram que tanto os pais como as educadoras dão grande importância a este contacto precoce da criança com o livro, sendo o contar de histórias uma prática corrente, quer em casa, quer nas salas de creche. Detectamos pequenas diferenças intra-grupos relativamente ao tempo dispendido na leitura, à quantidade e qualidade dos livros e à idade do primeiro contacto com o livro. Estas diferenças podem resultar da formação profissional dos educadores e a relativa homogeneidade nas crenças e práticas dos pais pode estar relacionada com a sua escolaridade e estatuto socioeconómico. ABSTRACT - This study describes the importance that parents and early childhood educators attribute to children's literacy as well as their reading practices with children aged between O and three years old. According to this objective, we carried out a case study in 8-day care classes, belonging to three different school settings. The results show that parents and educators attribute great importance to an early contact with books and that story reading is a common practice, both at home and at school. We detected small inter and intra-group differences relative to the time spent reading, to the quantity and quality of books and to the starting age of the first contacts with books. These differences may result from the teacher's professional stance and the relative homogeneity of parents' beliefs and practices may be related to their schooling and socio-economic status. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-01T00:00:00Z 2017-02-24T10:03:55Z 2017-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20767 http://hdl.handle.net/10174/20767 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136603289944064 |