Números reais: história e didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luísa Isabel Lourenço
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9383
Resumo: Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013
id RCAP_5035dff91768c981b5bf0bd2f76ebe84
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Números reais: história e didáticaIrracionalidadeHistóriaEnsinoPiAproximaçãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013Nesta dissertação procurou-se apresentar uma abordagem histórica dos números reais, dando relevo a determinados períodos da história e a alguns matemáticos particularmente interessantes para o ensino elementar da matéria. Esse objetivo inicial conduziu ao estudo da definição dos números irracionais e da continuidade na formulação de Richard Dedekind. Segue-se uma exploração histórica do número π , porque este número é, naturalmente, o irracional cuja utilização mais problemas levanta no ensino. Com base nos exemplos históricos tentou-se, sempre que possível, encontrar aplicações ao ensino da disciplina de matemática no Ensino Básico. Nesse sentido, são dados alguns exemplos, sugestões e também reflexões didáticas de conteúdos históricos que poderão ser aplicados no ensino. A reflexão originada pela interação entre história e ensino da matemática levou ainda à elaboração de um projeto, que foi concretizado através da realização de uma experiência com duas turmas do 5º ano do Ensino Básico. Seguem-se as reflexões decorrentes do desenvolvimento e dos resultados obtidos com essa experiência.In this dissertation we aim to provide a historical approach to the teaching of real numbers in elementary school, emphasizing certain periods of history and specific mathematicians that are particularly interesting for teaching in this setting. With this goal in mind we study the definition of irrational numbers and continuity in the formulation of Richard Dedekind. This is followed by a historical exploration of the number π , since this number is, naturally, the irrational which use raises more problems in elementary school. Based on historical examples we tried, whenever possible, to provide applications to the teaching of elementary mathematics. Therefore we give some examples and suggestions as well as reflections of historical content that can be applied in the teaching of mathematics. These examples and reflections led to the elaboration of a project, together with an experiment with two groups of 5th year (9-11 years old) students. Then we present some reflections arising from the results of this experience.Serra, Isabel, 1946-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Luísa Isabel Lourenço2013-10-17T13:53:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:36.996626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Números reais: história e didática
title Números reais: história e didática
spellingShingle Números reais: história e didática
Sousa, Luísa Isabel Lourenço
Irracionalidade
História
Ensino
Pi
Aproximação
Teses de mestrado - 2013
title_short Números reais: história e didática
title_full Números reais: história e didática
title_fullStr Números reais: história e didática
title_full_unstemmed Números reais: história e didática
title_sort Números reais: história e didática
author Sousa, Luísa Isabel Lourenço
author_facet Sousa, Luísa Isabel Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Isabel, 1946-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luísa Isabel Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Irracionalidade
História
Ensino
Pi
Aproximação
Teses de mestrado - 2013
topic Irracionalidade
História
Ensino
Pi
Aproximação
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-17T13:53:24Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9383
url http://hdl.handle.net/10451/9383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134230110797824