O efeito moderador da autonomia na relação entre job crafting, satisfação e desempenho individual no trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7735 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA – Instituto Universitário – Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para a obtenção do grau Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações. |
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O efeito moderador da autonomia na relação entre job crafting, satisfação e desempenho individual no trabalhoJob craftingSatisfação no trabalhoAutonomiaDesempenho individualJob satisfactionAutonomyJob performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA – Instituto Universitário – Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para a obtenção do grau Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.O objetivo e pertinência do atual estudo concentra-se na importância atribuída ao contexto e/ou o efeito de moderação da Autonomia em impulsionar ou atenuar o impacto do Job Crafting nos resultados individuais como a Satisfação no Trabalho e Desempenho Individual (percecionado). O Job Craftting possibilita ao colaborador modificar e/ou personalizar os limites do sentido do seu trabalho. Neste sentido, espera-se confirmar a relação positiva entre o Job Crafting (subdividido nas dimensões Tarefa; Cognição e Relação) e os resultados individuais: Satisfação no Trabalho (unidimensional) e Desempenho Individual (subdividido em Comportamentos orientados para a Tarefa; Comportamentos de Cidadania Organizacional orientados para o/s Indivíduo/s ou CCO-I e os Comportamentos de Cidadania Organizacional orientados para a Organização ou CCO-O) e confirmar o efeito de moderação da Autonomia (unidimensional) na relação entre as variáveis citadas. O questionário alvo de recolha de dados constituiu 4 escalas cumprindo uma amostra total de 117 participantes das quais identificam-se 90 participantes do sexo feminino (76,9%) e 27 participantes do sexo masculino (23,1%) com idades compreendidas entre os 19 e 66 anos. Confirmaram-se, parcialmente, relações positivas e significativas entre o Job Crafting (Tarefa e Cognição) e a Satisfação no Trabalho (H1) e entre o Job Crafting e Desempenho Individual (H2). A respeito do efeito de moderação da Autonomia, este não foi demonstrado na relação entre o Job Crafting e Satisfação (H3), sendo parcial e significativamente demonstrado na relação entre o Job Crafting de Relação e CCO-I, bem como na relação da mesma dimensão do Job Crafting com os CCO-O (H4).Andrade, Luís José NunesRepositório do ISPALourenço, Ana Lúcia Pinheiro2021-07-02T00:30:09Z2020-07-242020-09-172020-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7735TID:202510638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-19T02:15:59Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:35.034867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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