PROJETO "ANTES E DEPOIS"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156 |
Resumo: | No âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticas específicas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico. |
id |
RCAP_504f23226677e360da7942d65cd8a752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PROJETO "ANTES E DEPOIS""Before and After" ProjectFormação inicialprojetocriação coletivaintegração das expressõesgraduate educationprojectcollective creationintegrated expressionsNo âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticas específicas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico.In music education graduate program course, of the education Jean Piaget College (Vila Nova de Gaia - Portugal), teachers and students worked together in visual arts and movement expression. They designed, developed and presented a performance in a participatory and coordinated order to (re) construct and evaluate artistic and creative processes from the specific teaching of visual, movement and drama expression, with the integration of information and communication technologies. The project was developed under a collective creation methodology (devised theater), and allowed the development skills for using different expressive languages and aesthetics and the importance of knowledge development and methodologies of the integrated expressions in a pedagogical context.MUNDIS2012-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 4 (2012): 11.ª Edição | ERAS; 58-721647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156/138Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeiva, ManuelPestana, Assunção2022-09-05T13:57:46Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.474586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" "Before and After" Project |
title |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" |
spellingShingle |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" Neiva, Manuel Formação inicial projeto criação coletiva integração das expressões graduate education project collective creation integrated expressions |
title_short |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" |
title_full |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" |
title_fullStr |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" |
title_full_unstemmed |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" |
title_sort |
PROJETO "ANTES E DEPOIS" |
author |
Neiva, Manuel |
author_facet |
Neiva, Manuel Pestana, Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Pestana, Assunção |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neiva, Manuel Pestana, Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial projeto criação coletiva integração das expressões graduate education project collective creation integrated expressions |
topic |
Formação inicial projeto criação coletiva integração das expressões graduate education project collective creation integrated expressions |
description |
No âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticas específicas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156/138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 4 (2012): 11.ª Edição | ERAS; 58-72 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978624802816 |