Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Anjo, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2065
Resumo: A cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária.
id RCAP_50b03de0b6d66bde7b04f4287c51bd5c
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando PessoaLiterature and tourism in digital: Lisbon and Fernando PessoaTurismo literárioFernando Pessoamarketing digitalcomunicaçãoA cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária.2021-01-05T15:38:36Z2021-01-05T15:38:36Z2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2065oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065porhttps://doi.org/Sousa, B. B. & Anjo, A. M. (2020). Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa. Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, vol. 7, n. 2, 2020, pp. 185-201, https://doi.org/10.21814/rlec.2574http://hdl.handle.net/11110/2065Sousa, BrunoAnjo, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:22Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:20.088723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
Literature and tourism in digital: Lisbon and Fernando Pessoa
title Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
spellingShingle Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
Sousa, Bruno
Turismo literário
Fernando Pessoa
marketing digital
comunicação
title_short Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
title_full Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
title_fullStr Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
title_full_unstemmed Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
title_sort Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
author Sousa, Bruno
author_facet Sousa, Bruno
Anjo, Ana
author_role author
author2 Anjo, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno
Anjo, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo literário
Fernando Pessoa
marketing digital
comunicação
topic Turismo literário
Fernando Pessoa
marketing digital
comunicação
description A cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:00:00Z
2021-01-05T15:38:36Z
2021-01-05T15:38:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2065
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065
url http://hdl.handle.net/11110/2065
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/Sousa, B. B. & Anjo, A. M. (2020). Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa. Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, vol. 7, n. 2, 2020, pp. 185-201, https://doi.org/10.21814/rlec.2574
http://hdl.handle.net/11110/2065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894083362816