Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Janaina Fagundes Silva Morgado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8914
Resumo: Objetivos: O objetivo desta investigação é compreender a relação entre a procrastinação académica e as estratégias de coping utilizadas, no âmbito conceptual da teoría da autodeterminação. Método: A amostra é constituída por 221 participantes, estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 69 anos (M= 25.56; DP= 8.38). Os participantes preencheram um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico e um conjunto de questionários para avaliar as variáveis procrastinação académica, satisfação das necessidades psicológicas básicas, autodeterminação, estratégias de coping, e ansiedade, depressão e stresse. Resultados: Os resultados confirmam que existe uma relação negativa da procrastinação académica com a autodeterminação e satisfação das necessidades psicológicas básicas; existe uma relação positiva entre coping de evitamento e procrastinação académica e existe uma relação positiva entre procrastinação académica e ansiedade, depressão e stresse. Adicionalmente, o coping proativo medeia parcialmente a relação entre necessidades psicológicas básicas e procrastinação académica. Conclusão: Na generalidade, os resultados são congruentes com a literatura e realçam a importância da satisfação das necessidades psicológicas básicas para um menor comportamento procrastinatório dos estudantes. Implicações clínicas e sugestões de intervenção nas variáveis relevantes, são apresentadas.
id RCAP_50e9bbc23ecfc3f1f90d4527f68f9928
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitáriosMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAPROCRASTINAÇÃOAUTODETERMINAÇÃOCOPINGESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSTESTES PSICOLÓGICOSQPEICPBNSG (ESCALA...)EADEADSPSYCHOLOGYPROCRASTINATIONSELF-DETERMINATIONCOPINGCOLLEGE STUDENTSPSYCHOLOGICAL TESTSObjetivos: O objetivo desta investigação é compreender a relação entre a procrastinação académica e as estratégias de coping utilizadas, no âmbito conceptual da teoría da autodeterminação. Método: A amostra é constituída por 221 participantes, estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 69 anos (M= 25.56; DP= 8.38). Os participantes preencheram um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico e um conjunto de questionários para avaliar as variáveis procrastinação académica, satisfação das necessidades psicológicas básicas, autodeterminação, estratégias de coping, e ansiedade, depressão e stresse. Resultados: Os resultados confirmam que existe uma relação negativa da procrastinação académica com a autodeterminação e satisfação das necessidades psicológicas básicas; existe uma relação positiva entre coping de evitamento e procrastinação académica e existe uma relação positiva entre procrastinação académica e ansiedade, depressão e stresse. Adicionalmente, o coping proativo medeia parcialmente a relação entre necessidades psicológicas básicas e procrastinação académica. Conclusão: Na generalidade, os resultados são congruentes com a literatura e realçam a importância da satisfação das necessidades psicológicas básicas para um menor comportamento procrastinatório dos estudantes. Implicações clínicas e sugestões de intervenção nas variáveis relevantes, são apresentadas.Objectives: The objective of this research is to understand the relationship between academic procrastination and coping strategies, under the conceptual scope of the self-determination theory. Method: The sample consists of 221 participants, university students, with age ranging from 18 to 69 years old (M= 25.56; SD= 8.38). The participants filled in a protocol with a social-demographic questionnaire and several self-response questionnaires assessing the variables academic procrastination, basic psychological needs satisfaction, selfdetermination, coping strategies and amxiety, depression and stress. Results: The results confirm the existence of a negative relationship between academic procrastination and self-determination and basic psychological needs satisfaction; there is a positive relationship between avoidance coping and academic procrastination as well as a positive relationship between academic procrastination and anxiety, depression and stress. Additionally, proactive coping partially mediates the relationship between basic psychological needs and academic procrastination. Conclusion: In general, the results are consistent with the literature and they enhance the relevance of satisfying the basic phychological needs, in order to decrease the student’s procrastinatory behavior. Clinical implications and suggestions of intervening on the relevant variables, are presented.2018-07-16T09:51:57Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8914TID:201950138porPereira, Janaina Fagundes Silva Morgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-30T01:30:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:32.507263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
title Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
spellingShingle Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
Pereira, Janaina Fagundes Silva Morgado
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PROCRASTINAÇÃO
AUTODETERMINAÇÃO
COPING
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
TESTES PSICOLÓGICOS
QPE
ICP
BNSG (ESCALA...)
EAD
EADS
PSYCHOLOGY
PROCRASTINATION
SELF-DETERMINATION
COPING
COLLEGE STUDENTS
PSYCHOLOGICAL TESTS
title_short Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
title_full Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
title_fullStr Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
title_full_unstemmed Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
title_sort Procrastinação, autodeterminação e estratégias de coping em estudantes universitários
author Pereira, Janaina Fagundes Silva Morgado
author_facet Pereira, Janaina Fagundes Silva Morgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Janaina Fagundes Silva Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PROCRASTINAÇÃO
AUTODETERMINAÇÃO
COPING
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
TESTES PSICOLÓGICOS
QPE
ICP
BNSG (ESCALA...)
EAD
EADS
PSYCHOLOGY
PROCRASTINATION
SELF-DETERMINATION
COPING
COLLEGE STUDENTS
PSYCHOLOGICAL TESTS
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PROCRASTINAÇÃO
AUTODETERMINAÇÃO
COPING
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
TESTES PSICOLÓGICOS
QPE
ICP
BNSG (ESCALA...)
EAD
EADS
PSYCHOLOGY
PROCRASTINATION
SELF-DETERMINATION
COPING
COLLEGE STUDENTS
PSYCHOLOGICAL TESTS
description Objetivos: O objetivo desta investigação é compreender a relação entre a procrastinação académica e as estratégias de coping utilizadas, no âmbito conceptual da teoría da autodeterminação. Método: A amostra é constituída por 221 participantes, estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 69 anos (M= 25.56; DP= 8.38). Os participantes preencheram um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico e um conjunto de questionários para avaliar as variáveis procrastinação académica, satisfação das necessidades psicológicas básicas, autodeterminação, estratégias de coping, e ansiedade, depressão e stresse. Resultados: Os resultados confirmam que existe uma relação negativa da procrastinação académica com a autodeterminação e satisfação das necessidades psicológicas básicas; existe uma relação positiva entre coping de evitamento e procrastinação académica e existe uma relação positiva entre procrastinação académica e ansiedade, depressão e stresse. Adicionalmente, o coping proativo medeia parcialmente a relação entre necessidades psicológicas básicas e procrastinação académica. Conclusão: Na generalidade, os resultados são congruentes com a literatura e realçam a importância da satisfação das necessidades psicológicas básicas para um menor comportamento procrastinatório dos estudantes. Implicações clínicas e sugestões de intervenção nas variáveis relevantes, são apresentadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-07-16T09:51:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8914
TID:201950138
url http://hdl.handle.net/10437/8914
identifier_str_mv TID:201950138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131222735060992