O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/58119 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
id |
RCAP_50ef542850592d662310c1ee887e207f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da FilosofiaThe 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of PhilosophyDidáticaPedagogiaEnsinoAprendizagemMetodologiaFilosofiaDidacticsPedagogyTeachingLearningMethodologyPhilosophyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho constitui o Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2016/2017, na Escola Secundária de Barcelos, numa turma de 11º ano pertencente ao curso de Ciências e Tecnologias, e intitula-se “O século XXI e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia”. A questão que nos propusemos investigar foi: O século XXI implica (ou não) uma necessidade de renovação das didáticas no ensino da Filosofia?, sendo que o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado foi construído para responder a essa questão, incidindo a aplicação do mesmo na lecionação dos conteúdos referentes ao “Tema 2: Estatuto do Conhecimento Científico” que está contido na «Unidade IV: O Conhecimento e a Racionalidade Científica e Tecnológica». Neste relatório expomos as orientações teóricas que serviram de base ao projeto, bem como a sua aplicação na prática letiva nas aulas de Filosofia, e está dividido em quatro capítulos: Capítulo I que trata da apresentação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), contexto e caraterização, da sua aplicação; no Capítulo II apresenta-se a fundamentação teórica do PIPS, dividida em quatro pontos: o contexto da Escola no século XXI e os adolescentes do novo milénio; o Ensino da Filosofia e a Problemática da Tecnologia; a emergente renovação Didática no ensino da Filosofia; a prática metodológica do ensino da Filosofia: o ponto de vista dos alunos e o trabalho dos professores; no Capítulo III descreve-se a aplicação do PIPS; no Capítulo IV procede- se à Avaliação dos resultados obtidos a partir dos Questionários e Fichas de Trabalho. Inclui, ainda, uma introdução, uma conclusão, uma bibliografia e um conjunto de anexos.The following project constitutes the Internship Report of the Master's Degree in Philosophy for Secondary Education, which was held in the academic year 2016/2017, at the Escola Secundária de Barcelos, in an 11 grade class of the Science and Technology course, and is entitled th “The 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of Philosophy”. The question we proposed to investigate was: Does the 21st century imply (or not) a need for renewal of the teachings in the subject of Philosophy?, and the Supervised Pedagogical Intervention Project was built to answer this question, focusing it’s application in the teaching of the contents of "Tema 2: Estatuto do Conhecimento Científico" inserted in the "Unidade IV: O Conhecimento e a Racionalidade Científica e Tecnológica". In this report we demonstrated the theoretical orientations that served as a basis for our project, as well as its application in teaching practice in Philosophy classes, and it’s divided into four chapters: Chapter I deals with the presentation of the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS) and the context, and characterization, of its application; in Chapter II we present the theoretical basis of the PIPS, divided in four points: the context of the School in the twenty-first century and the adolescents of the new millennium; the Teaching of Philosophy and the Problem of Technology; the emerging didactic renewal in the teaching of Philosophy; and the methodological practice of Philosophy teaching: the perspective of students and the work of teachers; Chapter III describes the application of PIPS; and in Chapter IV we proceed to the Evaluation of the results obtained from the Questionnaires and Worksheets. It also includes an introduction, a conclusion, a bibliography and a set of annexes.Manso, ArturUniversidade do MinhoCarvalho , Liliana Sofia Oliveira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58119por202129276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:26:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:37.832896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia The 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of Philosophy |
title |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia |
spellingShingle |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia Carvalho , Liliana Sofia Oliveira Didática Pedagogia Ensino Aprendizagem Metodologia Filosofia Didactics Pedagogy Teaching Learning Methodology Philosophy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia |
title_full |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia |
title_fullStr |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia |
title_full_unstemmed |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia |
title_sort |
O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia |
author |
Carvalho , Liliana Sofia Oliveira |
author_facet |
Carvalho , Liliana Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, Artur Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho , Liliana Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Pedagogia Ensino Aprendizagem Metodologia Filosofia Didactics Pedagogy Teaching Learning Methodology Philosophy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Didática Pedagogia Ensino Aprendizagem Metodologia Filosofia Didactics Pedagogy Teaching Learning Methodology Philosophy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/58119 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/58119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202129276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133119221071872 |