A mediação como estratégia de integração profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Glória Maria Vaz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24652
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
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spelling A mediação como estratégia de integração profissional37.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Este projeto de investigação/intervenção foi realizado no Centro de Reabilitação de Ponte de Lima, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Viana do Castelo. Foi no campo da Mediação Educacional, nomeadamente da Mediação Sociocomunitária, que este trabalho se estruturou. A Mediação é uma área de conhecimento relativamente recente na sociedade portuguesa e na educação. Enquanto método alternativo de resolução de litígios, a mediação tem vindo a revelarse como um meio para gerir a conflitualidade e uma forma de estimular o diálogo e o exercício da cidadania, quer ao nível dos serviços extrajudiciais, como os Julgados de Paz, quer em outros sectores da sociedade civil. Embora tenha surgido associada aos tribunais, a mediação foi progressivamente sendo utilizada noutros campos, nos quais se inclui a educação, e do qual este trabalho é exemplo. Nos dias que correm, as práticas de mediação ultrapassaram as barreiras da resolução de conflitos, passando a ser utilizadas como meio de prevenção de conflitos, numa lógica de promoção de interações interpessoais e sociais, de modo a criar condições que permitam o desenvolvimento da autonomia e da participação, com vista à transformação pessoal e social. No nosso caso, o projeto de intervenção procurou (e conseguiu), numa lógica de mediação sociocomunitária, sensibilizar as instituições e entidades locais para a necessidade de integrarem os jovens que fazem a sua formação no Centro de Reabilitação de Ponte de Lima, da APPADM de Viana do Castelo, e que esperam poder integrar-se social e profissionalmente na comunidade em que vivem. Situamos a investigação/intervenção realizada numa abordagem qualitativa, desde o desenho, planeamento e execução do mesmo, com uma aproximação ao estudo de caso. Recorremos a várias técnicas de recolha de dados essenciais para aceder e compreender formas de integração socioprofissional de pessoas com deficiência mental. O resultado foi francamente positivo.This research/intervention project was carried out at the Centro de Reabilitação de Ponte de Lima, of the Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental of Viana do Castelo. It was based on the Social Communitary Mediation model of Educational Mediation. Mediation is a field of study fairly recent to the Portuguese society and education. As an alternative method of resolution of disputes, mediation reveals itself as mean to manage conflicts, to stimulate dialogue and citizenship. It does it so by extrajudicial services, such as the Justice of the Peace for example. Although its origin is associated to courts, it has progressively being put into use in other fields, such as in education. This research is an example of that. Latterly, the mediation practices have exceeded the barriers of conflict resolution, becoming a mean of preventing them by promoting social and interpersonal interactions. This will lay down conditions for people to develop their autonomy and participation, in order to achieve personal and social transformation. In our case, this intervention project seeked (and obtained it) to sensitize institutions and local entities using a social communitary mediation model for the necessity of integrating the young people who study at the Centro de Reabilitação de Ponte de Lima, of the APPADM of Viana do Castelo, in order for them to became part, both social and professionally, so the society they live in. his research project was carried out by using a qualitative approach, from its planning to its execution, with an approach to the case study. It was used several essential data gathering techniques for us to access and comprehend ways of integrating socially and professionally mentally disabled people. The result was plainly positive.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoVeiga, Glória Maria Vaz20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:55.243982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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