A sobrecarga dos cuidadores informais de idosos com demência: projeto de apoio ao cuidador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Goreti Maria da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15600
Resumo: O envelhecimento da população é sem dúvida um tema especial, preocupante e surpreendente, ao qual ninguém fica indiferente. O envelhecimento é um fenómeno do processo da vida. Vivemos numa realidade social onde a esperança média de vida sofreu um aumento bastante significativo, em que as pessoas vivem mais anos e, associados aos anos, surgem as doenças e a situações de dependência que requerem cuidados especializados mas, também, a participação de cuidadores informais, papel desempenhado pela família, vizinhos ou amigos próximos da pessoa idosa. O papel de cuidador informal de idosos com demência acarreta muitas alterações e implicações ao nível das rotinas da vida quotidiana dos cuidadores, levando-os, muitas vezes, ao desgaste e à exaustão. Tal deve-se a vários fatores, entre os quais, a dureza das tarefas do ponto de vista físico e emocional, a falta de preparação e de informação sobre a doença e como lidar com ela, a escassez de apoios sociais e económicos. Importa pois, dar atenção aos problemas do cuidador informal, reconhecer da sua importância social e procurar respostas adequadas às suas necessidades. Cabe aos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com pessoas com demência, nomeadamente aos assistentes sociais, a responsabilidade de concetualização e implementação de projetos que previnam a sobrecarga de quem deles cuida, com vista à promoção do seu bem-estar e, por essa via, a do bem-estar de quem é alvo dos cuidados. Considerando-se de extrema importância habilitar os cuidadores informais para o exercício do papel que assumem, o projeto "De cuidador a cuidado" visa capacitar os cuidadores informais para o desempenho do seu papel e para minimizar os efeitos do ato de cuidar na sua vida pessoal e emocional. O projeto apresenta-se sob uma estrutura de aquisição de competências num sistema de educação não formal e pela organização de parcerias de suporte psicossocial aos cuidadores.
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