Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Suzy Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1645
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre no âmbito do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
id RCAP_525e3da52a99c1715d609fafcf3e1237
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalhoegressosinserção no mercado de trabalho e educação profissionalgraduatesinsert at work and professional education marketDissertação apresentada para obtenção do grau de mestre no âmbito do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.Esta dissertação tem como propósito investigar as concepções acerca da inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, no mercado de trabalho. Nesta perspectiva, buscou-se avaliar a qualidade do ensino ofertado pela instituição, considerando as exigências para absorção desses profissionais, face à nova institucionalidade do mundo do trabalho. O estudo foi realizado no IFB - Campus Planaltina, e teve como sujeitos os egressos do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subsequente ao ensino médio, oferecida no turno diurno. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa documental e de campo, com a utilização de metodologia mista, por meio de análise qualitativa e quantitativa. Para caracterização e fomento do ensino técnico ofertado pelo IFB, foi realizada, na fase inicial desta pesquisa, a análise documental, a fim de fornecer subsídios para compreensão da formação recebida pelos egressos. A etapa seguinte pautou-se na aplicação dos questionários semiestruturados, como instrumento de coleta de dados aos alunos, para que fossem avaliados os aspectos de sua formação, e, ainda, verificar se o ensino ofertado nesta instituição está de acordo com as demandas para o novo perfil de profissional exigido pelo mercado de trabalho. Nos resultados, pode-se perceber que, apesar da instituição ser bem avaliada pelos egressos, ainda existe um distanciamento com relação à inserção destes no mercado de trabalho. Outro aspecto observado neste estudo foi a ausência de acompanhamento dos egressos pelo IFB - Campus Planaltina.This dissertation aims to investigate the conceptions about the insertion of the graduates of the technical course in agriculture and livestock subsequent at the Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, in the labor market. In this perspective, we sought to evaluate the quality of the teaching offered by the institution, considering the requirements for absorption of these professionals, in view of the new institutionality of the world of work. The study was carried out at the IFB - Campus Planaltina, and had as subjects the graduates of the Technical Course in in agriculture and livestock, in the modality after high school, offered in the day shift. The Investigation was carried out through documentary and field research, using mixed methodology, by means of qualitative and quantitative analysis. For the characterization and promotion of the technical education offered by the IFB, the documentary analysis was carried out in the initial phase of this research, in order to provide subsidies for understanding the training received by the graduates. The next step was to apply the semi-structured questionnaires, as an instrument for collecting data to the students, so that the aspects of their formation could be evaluated, and also to verify if the offered education in this institution is in agreement with the demands for the New professional profile required by the labor market. In the results, it can be noticed that, although the institution is well evaluated by the graduates, there is still a distance with respect to the insertion of these in the job market. Another aspect observed in this study was the lack of follow - up of the graduates from the IFB - Campus Planaltina.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSoares, Suzy Dias2016-12-26T20:42:31Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1645TID:201454416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:40Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:54.760461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
title Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
spellingShingle Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
Soares, Suzy Dias
egressos
inserção no mercado de trabalho e educação profissional
graduates
insert at work and professional education market
title_short Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
title_full Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
title_fullStr Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
title_full_unstemmed Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
title_sort Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalho
author Soares, Suzy Dias
author_facet Soares, Suzy Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ramiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Suzy Dias
dc.subject.por.fl_str_mv egressos
inserção no mercado de trabalho e educação profissional
graduates
insert at work and professional education market
topic egressos
inserção no mercado de trabalho e educação profissional
graduates
insert at work and professional education market
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre no âmbito do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26T20:42:31Z
2016-12-16
2016-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1645
TID:201454416
url http://hdl.handle.net/10400.15/1645
identifier_str_mv TID:201454416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029036965888