Discursos e imagens do turismo cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57463 |
Resumo: | [Excerto] O turismo cultural (Richards, 2007; Smith, 2003) é reconhecido como uma área em crescimento da indústria cultural global. As iniciativas e estratégias conduzidas um pouco por todo o mundo para desenvolver este tipo de turismo, e para o tornar mais acessível, inclusivo, criativo e sustentável, são inúmeras e muito diversificadas (WNT, 2018). As realidades da indústria e da política portuguesa em matéria de turismo não constituem exceção, como deixa claro o plano definido para o turismo em Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, onde se define como eixo estratégico de ação futura a “valorização do território e das comunidades” (ET27, 2016, p. 51). |
id |
RCAP_52fdd5496ee527b91b4a551557645353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57463 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos e imagens do turismo culturalDiscourses and images of cultural tourismDiscursosImagensTurismo culturalDiscoursesImagesCultural tourismCiências Sociais::Ciências da Comunicação[Excerto] O turismo cultural (Richards, 2007; Smith, 2003) é reconhecido como uma área em crescimento da indústria cultural global. As iniciativas e estratégias conduzidas um pouco por todo o mundo para desenvolver este tipo de turismo, e para o tornar mais acessível, inclusivo, criativo e sustentável, são inúmeras e muito diversificadas (WNT, 2018). As realidades da indústria e da política portuguesa em matéria de turismo não constituem exceção, como deixa claro o plano definido para o turismo em Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, onde se define como eixo estratégico de ação futura a “valorização do território e das comunidades” (ET27, 2016, p. 51).[Excerpt] Cultural tourism (Richards, 2007; Smith, 2003) is recognized as a growing area of the global cultural industry. Initiatives and strategies around the world to develop this type of tourism, and to make it more accessible, inclusive, creative and sustainable, are numerous and very diverse (WNT, 2018). The realities of tourism industry and policy in Portugal are no exception, as it is clear from the plan defined for tourism in Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, which defines the “valorization of the territory and the communities” (ET27, 2016, p. 51) as a strategic axis of future action.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPinto-Coelho, ZaraPinto, Roque2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57463porPinto-Coelho, Z. & Pinto, R. (2018). Discursos e imagens do turismo cultural. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5 (2), 7 – 21.2184-04582183-0886http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:22ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos e imagens do turismo cultural Discourses and images of cultural tourism |
title |
Discursos e imagens do turismo cultural |
spellingShingle |
Discursos e imagens do turismo cultural Pinto-Coelho, Zara Discursos Imagens Turismo cultural Discourses Images Cultural tourism Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Discursos e imagens do turismo cultural |
title_full |
Discursos e imagens do turismo cultural |
title_fullStr |
Discursos e imagens do turismo cultural |
title_full_unstemmed |
Discursos e imagens do turismo cultural |
title_sort |
Discursos e imagens do turismo cultural |
author |
Pinto-Coelho, Zara |
author_facet |
Pinto-Coelho, Zara Pinto, Roque |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Roque |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto-Coelho, Zara Pinto, Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursos Imagens Turismo cultural Discourses Images Cultural tourism Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Discursos Imagens Turismo cultural Discourses Images Cultural tourism Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
[Excerto] O turismo cultural (Richards, 2007; Smith, 2003) é reconhecido como uma área em crescimento da indústria cultural global. As iniciativas e estratégias conduzidas um pouco por todo o mundo para desenvolver este tipo de turismo, e para o tornar mais acessível, inclusivo, criativo e sustentável, são inúmeras e muito diversificadas (WNT, 2018). As realidades da indústria e da política portuguesa em matéria de turismo não constituem exceção, como deixa claro o plano definido para o turismo em Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, onde se define como eixo estratégico de ação futura a “valorização do território e das comunidades” (ET27, 2016, p. 51). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57463 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto-Coelho, Z. & Pinto, R. (2018). Discursos e imagens do turismo cultural. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5 (2), 7 – 21. 2184-0458 2183-0886 http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303734065299456 |