Discursos e imagens do turismo cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto-Coelho, Zara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinto, Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57463
Resumo: [Excerto] O turismo cultural (Richards, 2007; Smith, 2003) é reconhecido como uma área em crescimento da indústria cultural global. As iniciativas e estratégias conduzidas um pouco por todo o mundo para desenvolver este tipo de turismo, e para o tornar mais acessível, inclusivo, criativo e sustentável, são inúmeras e muito diversificadas (WNT, 2018). As realidades da indústria e da política portuguesa em matéria de turismo não constituem exceção, como deixa claro o plano definido para o turismo em Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, onde se define como eixo estratégico de ação futura a “valorização do território e das comunidades” (ET27, 2016, p. 51).
id RCAP_52fdd5496ee527b91b4a551557645353
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Discursos e imagens do turismo culturalDiscourses and images of cultural tourismDiscursosImagensTurismo culturalDiscoursesImagesCultural tourismCiências Sociais::Ciências da Comunicação[Excerto] O turismo cultural (Richards, 2007; Smith, 2003) é reconhecido como uma área em crescimento da indústria cultural global. As iniciativas e estratégias conduzidas um pouco por todo o mundo para desenvolver este tipo de turismo, e para o tornar mais acessível, inclusivo, criativo e sustentável, são inúmeras e muito diversificadas (WNT, 2018). As realidades da indústria e da política portuguesa em matéria de turismo não constituem exceção, como deixa claro o plano definido para o turismo em Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, onde se define como eixo estratégico de ação futura a “valorização do território e das comunidades” (ET27, 2016, p. 51).[Excerpt] Cultural tourism (Richards, 2007; Smith, 2003) is recognized as a growing area of the global cultural industry. Initiatives and strategies around the world to develop this type of tourism, and to make it more accessible, inclusive, creative and sustainable, are numerous and very diverse (WNT, 2018). The realities of tourism industry and policy in Portugal are no exception, as it is clear from the plan defined for tourism in Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, which defines the “valorization of the territory and the communities” (ET27, 2016, p. 51) as a strategic axis of future action.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPinto-Coelho, ZaraPinto, Roque2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57463porPinto-Coelho, Z. & Pinto, R. (2018). Discursos e imagens do turismo cultural. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5 (2), 7 – 21.2184-04582183-0886http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:22ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Discursos e imagens do turismo cultural
Discourses and images of cultural tourism
title Discursos e imagens do turismo cultural
spellingShingle Discursos e imagens do turismo cultural
Pinto-Coelho, Zara
Discursos
Imagens
Turismo cultural
Discourses
Images
Cultural tourism
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Discursos e imagens do turismo cultural
title_full Discursos e imagens do turismo cultural
title_fullStr Discursos e imagens do turismo cultural
title_full_unstemmed Discursos e imagens do turismo cultural
title_sort Discursos e imagens do turismo cultural
author Pinto-Coelho, Zara
author_facet Pinto-Coelho, Zara
Pinto, Roque
author_role author
author2 Pinto, Roque
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto-Coelho, Zara
Pinto, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Discursos
Imagens
Turismo cultural
Discourses
Images
Cultural tourism
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Discursos
Imagens
Turismo cultural
Discourses
Images
Cultural tourism
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description [Excerto] O turismo cultural (Richards, 2007; Smith, 2003) é reconhecido como uma área em crescimento da indústria cultural global. As iniciativas e estratégias conduzidas um pouco por todo o mundo para desenvolver este tipo de turismo, e para o tornar mais acessível, inclusivo, criativo e sustentável, são inúmeras e muito diversificadas (WNT, 2018). As realidades da indústria e da política portuguesa em matéria de turismo não constituem exceção, como deixa claro o plano definido para o turismo em Portugal, Visão Estratégia Turismo 2027, onde se define como eixo estratégico de ação futura a “valorização do território e das comunidades” (ET27, 2016, p. 51).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57463
url http://hdl.handle.net/1822/57463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto-Coelho, Z. & Pinto, R. (2018). Discursos e imagens do turismo cultural. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5 (2), 7 – 21.
2184-0458
2183-0886
http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303734065299456