Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pôlha, Diana Alexandra Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/35810
Resumo: Conceber um produto de elevada qualidade na indústria farmacêutica requer monitorização do processo desde a aquisição de matérias-primas até ao embalamento bem como correção imediata de desvios, por forma a reduzir a variabilidade do processo, prevenir não conformidades e aumentar a liquidez da empresa. Seguindo este raciocínio, são efetuadas validações que se apoiam em ferramentas de controlo estatístico de processos (CEP) e que irão avaliar se o processo apresenta um desempenho reprodutível e confiável para padronização da produção. Uma outra técnica para avaliar a consistência do processo é a revisão anual de produto que inclui todas as alterações e não conformidades que ocorreram ao longo do ano de produção. A presente dissertação irá abordar a validação da operação de mistura assim como a validação do processo de produção. As validações em questão são do tipo concorrente permitindo asseverar que o fabrico cumpre a especificação aplicável. Ao implementar esta prática conclui-se que os equipamentos se encontram qualificados e o processo se encontra validado. Seguidamente as revisões anuais de três produtos vão ter destaque, avaliando o desempenho do processo. É possível reter que todos os produtos se encontram dentro da especificação, sendo que o Composto B e o Composto C carecem de controlo estatístico devido à existência de parâmetros fora dos limites de controlo. Todos os estudos anteriores vão garantir que o produto fabricado cumpre os requisitos solicitados pelo cliente.
id RCAP_5336ce6e6e17b3d95f0b522928606f50
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/35810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria FarmacêuticaQualidadeValidação de ProcessosCEPRevisão Anual de ProdutoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaConceber um produto de elevada qualidade na indústria farmacêutica requer monitorização do processo desde a aquisição de matérias-primas até ao embalamento bem como correção imediata de desvios, por forma a reduzir a variabilidade do processo, prevenir não conformidades e aumentar a liquidez da empresa. Seguindo este raciocínio, são efetuadas validações que se apoiam em ferramentas de controlo estatístico de processos (CEP) e que irão avaliar se o processo apresenta um desempenho reprodutível e confiável para padronização da produção. Uma outra técnica para avaliar a consistência do processo é a revisão anual de produto que inclui todas as alterações e não conformidades que ocorreram ao longo do ano de produção. A presente dissertação irá abordar a validação da operação de mistura assim como a validação do processo de produção. As validações em questão são do tipo concorrente permitindo asseverar que o fabrico cumpre a especificação aplicável. Ao implementar esta prática conclui-se que os equipamentos se encontram qualificados e o processo se encontra validado. Seguidamente as revisões anuais de três produtos vão ter destaque, avaliando o desempenho do processo. É possível reter que todos os produtos se encontram dentro da especificação, sendo que o Composto B e o Composto C carecem de controlo estatístico devido à existência de parâmetros fora dos limites de controlo. Todos os estudos anteriores vão garantir que o produto fabricado cumpre os requisitos solicitados pelo cliente.Santos, CarlosEusébio, MárioRUNPôlha, Diana Alexandra Mendes2018-05-02T13:58:29Z2016-0320162016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/35810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:43:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
title Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
spellingShingle Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
Pôlha, Diana Alexandra Mendes
Qualidade
Validação de Processos
CEP
Revisão Anual de Produto
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
title_full Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
title_fullStr Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
title_full_unstemmed Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
title_sort Validação na Produção de Substâncias Ativas para a Indústria Farmacêutica
author Pôlha, Diana Alexandra Mendes
author_facet Pôlha, Diana Alexandra Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Carlos
Eusébio, Mário
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pôlha, Diana Alexandra Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Validação de Processos
CEP
Revisão Anual de Produto
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Qualidade
Validação de Processos
CEP
Revisão Anual de Produto
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description Conceber um produto de elevada qualidade na indústria farmacêutica requer monitorização do processo desde a aquisição de matérias-primas até ao embalamento bem como correção imediata de desvios, por forma a reduzir a variabilidade do processo, prevenir não conformidades e aumentar a liquidez da empresa. Seguindo este raciocínio, são efetuadas validações que se apoiam em ferramentas de controlo estatístico de processos (CEP) e que irão avaliar se o processo apresenta um desempenho reprodutível e confiável para padronização da produção. Uma outra técnica para avaliar a consistência do processo é a revisão anual de produto que inclui todas as alterações e não conformidades que ocorreram ao longo do ano de produção. A presente dissertação irá abordar a validação da operação de mistura assim como a validação do processo de produção. As validações em questão são do tipo concorrente permitindo asseverar que o fabrico cumpre a especificação aplicável. Ao implementar esta prática conclui-se que os equipamentos se encontram qualificados e o processo se encontra validado. Seguidamente as revisões anuais de três produtos vão ter destaque, avaliando o desempenho do processo. É possível reter que todos os produtos se encontram dentro da especificação, sendo que o Composto B e o Composto C carecem de controlo estatístico devido à existência de parâmetros fora dos limites de controlo. Todos os estudos anteriores vão garantir que o produto fabricado cumpre os requisitos solicitados pelo cliente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03
2016
2016-03-01T00:00:00Z
2018-05-02T13:58:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/35810
url http://hdl.handle.net/10362/35810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302962930974720