Interações na blogosfera : o papel dos blogs na divulgação da moda em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17787 |
Resumo: | O presente estudo analisa o tipo de conteúdos presentes nos blogs de moda, ambicionando compreender de que forma a blogosfera é integrada no plano de marketing digital das empresas, qual o tipo de relação que se estabelece entre marcas e bloggers e, consequentemente, até que ponto a indústria da moda reconhece os bloggers como líderes de opinião. Almejando o entendimento desta relação, desenvolvemos uma metodologia de investigação baseada na análise textual e de conteúdo de três blogs portugueses de moda, procurando proceder à desconstrução dos dados presentes nas suas publicações, de modo a compreender a relevância destes mesmos elementos e, concomitantemente, o valor desta plataforma digital para as estratégias de marketing das organizações. Os resultados desta análise permitem concluir que existe interesse das empresas em estabelecer e manter um vínculo com os blogs portugueses, o que é confirmado pela presença de ações de comunicação de marcas nacionais e internacionais neste meio digital, que assim reconhecem a importância dos blogs na divulgação dos seus produtos e serviços. Percebemos igualmente que a maioria das publicações contém um teor comercial divulgando produtos, serviços ou marcas; acresce registar que a maior parte dos artigos divulgados pertencem à indústria da moda, sendo que a maioria destes é acessível à compra do público em geral. |
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O presente estudo analisa o tipo de conteúdos presentes nos blogs de moda, ambicionando compreender de que forma a blogosfera é integrada no plano de marketing digital das empresas, qual o tipo de relação que se estabelece entre marcas e bloggers e, consequentemente, até que ponto a indústria da moda reconhece os bloggers como líderes de opinião. Almejando o entendimento desta relação, desenvolvemos uma metodologia de investigação baseada na análise textual e de conteúdo de três blogs portugueses de moda, procurando proceder à desconstrução dos dados presentes nas suas publicações, de modo a compreender a relevância destes mesmos elementos e, concomitantemente, o valor desta plataforma digital para as estratégias de marketing das organizações. Os resultados desta análise permitem concluir que existe interesse das empresas em estabelecer e manter um vínculo com os blogs portugueses, o que é confirmado pela presença de ações de comunicação de marcas nacionais e internacionais neste meio digital, que assim reconhecem a importância dos blogs na divulgação dos seus produtos e serviços. Percebemos igualmente que a maioria das publicações contém um teor comercial divulgando produtos, serviços ou marcas; acresce registar que a maior parte dos artigos divulgados pertencem à indústria da moda, sendo que a maioria destes é acessível à compra do público em geral. |
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