BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Cassia Cordeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8289
Resumo: Com o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leituraescrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.
id RCAP_54553cbd16c61d40667ac01e9ea1c718
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para criançasLeituraEscritaRedes sociaisLiteratura infantilBiblonCom o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leituraescrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.With the breathtaking advance of TIC, and ultimately with web 2.0, there is very new phenomenon in relation to reading and literature, have a new generation of readers-writers, with features and contemporary needs and educational institutions, especially the library, must rethink their strategies in training readers in the Information Society. This paper describes research on the school library and the use of social media (social networking), in encouraging the practice of reading, writing, having as main objective to propose a model for constructing social network of readers and writers for the school community 1st cycle of basic education. In the empirical phase is being worked the platform Biblon, the community of the Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal. As result it is expected to improve the quality and motivation for read-write, expand the presence of content in Portuguese in the web environment, enhance use computer Magalhães; contribute to the integration of TIC in school libraries, activities with child literature and creating an space of creation and interaction around the literary text.USP - Universidade de São Paulo2012-04-23T16:16:08Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8289por2178-2075Furtado, Cassia CordeiroSilva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:10:57Zoai:ria.ua.pt:10773/8289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:28.876518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
title BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
spellingShingle BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
Furtado, Cassia Cordeiro
Leitura
Escrita
Redes sociais
Literatura infantil
Biblon
title_short BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
title_full BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
title_fullStr BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
title_full_unstemmed BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
title_sort BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
author Furtado, Cassia Cordeiro
author_facet Furtado, Cassia Cordeiro
Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
author_role author
author2 Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Cassia Cordeiro
Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Redes sociais
Literatura infantil
Biblon
topic Leitura
Escrita
Redes sociais
Literatura infantil
Biblon
description Com o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leituraescrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-04-23T16:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8289
url http://hdl.handle.net/10773/8289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2178-2075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv USP - Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv USP - Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137496492146688