Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44080 |
Resumo: | Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor. |
id |
RCAP_547d8dce37054b2b613b82b3ae7780e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44080 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacionalRien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distancePedagogia universitáriaPedagogia onlineEnsino a distânciaDistância transacionalNovas literaciasHigher education pedagogyOnline pedagogyDistance teachingTransacional distanceNew literaciesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoConteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.Educational Content and New Literacies is a subject from the Master in Education, Educational Technology, from University of Minho. The concept of literacy is a broad one reporting to a wide set of sofi sticated signifi cant activities, situated in specifi c contexts. We present and discuss the way the subject/course was organized, functionned and was evalueted — entirely online for fourtheen students and blended for eight —, focussing the mediation possibilities/limitations provided by technology, aiming to superate de transactional distance and enhancing the interpersonal communication. We conclude that the possibilities to overcome that distance depends, in particular, of the teacher.Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44080porOliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa,v.8, n.1 (2015), pp. 168-188 http://dx.doi.org/10.18224/educ.v18.n1.2015.168-1881415-04921983-777110.18224/educ.v18.n1.2015.168-188http://seer.ucg.br/index.php/educativa/article/view/4265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:26.504108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distance |
title |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
spellingShingle |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional Oliveira, Lia Raquel Pedagogia universitária Pedagogia online Ensino a distância Distância transacional Novas literacias Higher education pedagogy Online pedagogy Distance teaching Transacional distance New literacies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_full |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_fullStr |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_full_unstemmed |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_sort |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
author |
Oliveira, Lia Raquel |
author_facet |
Oliveira, Lia Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lia Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia universitária Pedagogia online Ensino a distância Distância transacional Novas literacias Higher education pedagogy Online pedagogy Distance teaching Transacional distance New literacies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pedagogia universitária Pedagogia online Ensino a distância Distância transacional Novas literacias Higher education pedagogy Online pedagogy Distance teaching Transacional distance New literacies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44080 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa,v.8, n.1 (2015), pp. 168-188 http://dx.doi.org/10.18224/educ.v18.n1.2015.168-188 1415-0492 1983-7771 10.18224/educ.v18.n1.2015.168-188 http://seer.ucg.br/index.php/educativa/article/view/4265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132738682355712 |