Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Liliana Sofia Sousa Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23018
Resumo: O relatório de estágio apresentado surge no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da pesquisa realizada sobre os espaços em educação de infância, depois de reconhecidas as suas potencialidades enquanto espaço promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, e considerando a relevância da participação dos pais no seu planeamento, definiu-se como objetivo principal deste estudo compreender a perceção dos pais sobre o espaço do jardim de infância dos seus educandos. O estudo insere-se numa metodologia qualitativa em que o instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. Foram inquiridos 47 pais, sendo os dados recolhidos, interpretados de modo a compreender as perceções destes relativamente ao espaço, dando resposta às questões de pesquisa. O presente estudo permitiu inferir que, no contexto em causa, os espaços interior e exterior, ainda não são vistos pelos pais como um todo, isto é, espaços que se complementam. Os resultados indicam que, na opinião dos pais, tanto o espaço interior como o espaço exterior são espaços com muitos potenciais de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças, embora seja reconhecida a necessidade de enriquecimento do espaço ao nível do exterior, de modo a dar resposta aos interesses das crianças.
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