Sistema de aviso e alerta: aplicação ao Concelho de Torres Novas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40643 |
Resumo: | As alterações climáticas têm provocado grandes catástrofes em locais onde se pensava não ser expectável puderem ocorrer. A monitorização e o consequente aviso e alerta de risco, têm sido um enorme desafio para as sociedades modernas evoluídas. Para que um sistema que congrega estes três conceitos funcione deve, acima de tudo, conhecer o seu território e as suas ameaças. Para tanto a competência técnica e a vontade política devem estar alinhadas. Um sistema ideal de aviso e alerta seria aquele que conseguisse abranger a monitorização de todos os riscos e permitisse assim às autoridades produzir avisos à população, de forma atempada, assertiva e estritamente necessária, utilizando os canais mais expeditos. O distrito de Santarém é heterogéneo, pois congrega em si territórios de baixa e de média intensidade. Além disso é caracterizado por mais de duas dezenas de riscos identificados por cada um dos seus municípios integrantes. Esta heterogeneidade acaba também por acontecer nos diversos serviços municipais de proteção civil, uma vez que nem todos os concelhos possuem um Coordenador Municipal de Proteção Civil. Nota-se que não existe uma cultura de prevenção devidamente difundida, ao invés continua-se a implementar o socorro e a emergência. Este cargo, criado por Decreto-lei em 2019, poderá ser o catalisador para a implementação de sistemas de monitorização, aviso e alerta dentro do respetivo concelho. Em Torres Novas, urge criar sistemas de monitorização, que possam produzir outputs para a definição e emissão de avisos e alertas especiais, à população e aos agentes de proteção civil, respetivamente. Atualmente os únicos sistemas de monitorização (estações hidrométricas), estão obsoletas e inoperacionais. Esta monitorização requer, equipamento, planeamento, análise e tratamento dos dados para que se possam produzir avisos e alertas especiais, devidamente acertados, para que não tenham o efeito contrário, o do descrédito. Além disso, os serviços municipais devem implementar uma doutrina de aviso junto da população, sobretudo a mais vulnerável a cada um dos riscos. |
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Além disso é caracterizado por mais de duas dezenas de riscos identificados por cada um dos seus municípios integrantes. Esta heterogeneidade acaba também por acontecer nos diversos serviços municipais de proteção civil, uma vez que nem todos os concelhos possuem um Coordenador Municipal de Proteção Civil. Nota-se que não existe uma cultura de prevenção devidamente difundida, ao invés continua-se a implementar o socorro e a emergência. Este cargo, criado por Decreto-lei em 2019, poderá ser o catalisador para a implementação de sistemas de monitorização, aviso e alerta dentro do respetivo concelho. Em Torres Novas, urge criar sistemas de monitorização, que possam produzir outputs para a definição e emissão de avisos e alertas especiais, à população e aos agentes de proteção civil, respetivamente. Atualmente os únicos sistemas de monitorização (estações hidrométricas), estão obsoletas e inoperacionais. Esta monitorização requer, equipamento, planeamento, análise e tratamento dos dados para que se possam produzir avisos e alertas especiais, devidamente acertados, para que não tenham o efeito contrário, o do descrédito. Além disso, os serviços municipais devem implementar uma doutrina de aviso junto da população, sobretudo a mais vulnerável a cada um dos riscos.Climate change has caused major catastrophes in places where it was thought not to be expected. Monitoring and the consequent alert and warning of risk have been a huge challenge for evolved modern societies. For a system that brings together these three concepts to work, it must, above all, know its territory and its threats. For that, technical competence and political will must be aligned. An ideal warning and alert system would be one that could cover the monitoring of all risks and thus allow the authorities to issue warnings to the population, in a timely, assertive, and strictly necessary manner, using the most expeditious channels. The district of Santarém is heterogeneous, as it brings together low and medium intensity territories. In addition, it is characterized by more than two dozen risks identified by each of its member municipalities. This heterogeneity also ends up happening in the various municipal civil protection services, since not all municipalities have a Municipal Civil Protection Coordinator. It is noted that there is no culture of prevention duly disseminated, on the contrary, assistance and emergencies continue to be implemented. This position, created by Decree-law in 2019, could be the catalyst for the implementation of monitoring, warning, and alert systems within the respective municipality. In Torres Novas, it is urgent to create monitoring systems that can produce outputs for the definition and issuance of special warnings and alerts, to the population and civil protection agents, respectively. Currently the only monitoring systems (hydrometric stations) are obsolete and inoperative. This monitoring requires equipment, planning, analysis, and data processing so that warnings and special alerts can be produced, duly corrected, so that they do not have the opposite effect, that of discredit. In addition, municipal services must implement a warning doctrine among the population, especially the most vulnerable to each of the risks. .Ribeiro, ManuelRepositório ComumRibeiro, João2023-05-30T00:30:39Z2022-04-272022-02-172022-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40643TID:203013042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-01T15:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:41.860284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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