Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, César Augusto Gama
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5573
Resumo: O presente relatório de estágio surge como resultado de uma experiência enriquecedora no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2022/2023. As atividades desenvolvidas numa turma de 11º ano de escolaridade solicitou uma análise profunda e reflexiva de todas as atividades desenvolvidas. O ensino atual solicita que os alunos tenham uma participação ativa nas aulas, por forma a promover a autonomia, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão. O professor tem um papel preponderante, devendo atuar como um condutor, que incentiva cada um dos alunos a explorar, questionar e a construir o seu próprio conhecimento. Esse tipo de abordagem poderá preparar os alunos, para que sejam cidadãos mais envolvidos na sociedade em que se inserem, e capazes de responder aos desafios do mundo atual. Neste relatório serão exploradas as diversas atividades realizadas ao longo de todo estágio pedagógico, estando as mesmas subdividias em quatro grupos, nomeadamente a (i) Prática Letiva, (ii) Atividades de Intervenção no Meio, (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A realização do estágio é essencial para a formação de futuros professores de Educação Física, pois possibilita a aplicação dos conteúdos teóricos em situações práticas, desenvolvendo competências e uma melhor compreensão das dinâmicas escolares. O mesmo permite ainda, refletir sobre as necessidades dos alunos e as estratégias utilizadas, auxiliando na construção da identidade dos futuros docentes, preparando-os para enfrentar desafios futuros.
id RCAP_5528f68471b6cd9b7b6af87653f6359e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágio pedagógicoEducação físicaFormaçãoAprendizagemAlunoPedagogical internshipPhysical educationTrainingLearningStudentEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge como resultado de uma experiência enriquecedora no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2022/2023. As atividades desenvolvidas numa turma de 11º ano de escolaridade solicitou uma análise profunda e reflexiva de todas as atividades desenvolvidas. O ensino atual solicita que os alunos tenham uma participação ativa nas aulas, por forma a promover a autonomia, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão. O professor tem um papel preponderante, devendo atuar como um condutor, que incentiva cada um dos alunos a explorar, questionar e a construir o seu próprio conhecimento. Esse tipo de abordagem poderá preparar os alunos, para que sejam cidadãos mais envolvidos na sociedade em que se inserem, e capazes de responder aos desafios do mundo atual. Neste relatório serão exploradas as diversas atividades realizadas ao longo de todo estágio pedagógico, estando as mesmas subdividias em quatro grupos, nomeadamente a (i) Prática Letiva, (ii) Atividades de Intervenção no Meio, (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A realização do estágio é essencial para a formação de futuros professores de Educação Física, pois possibilita a aplicação dos conteúdos teóricos em situações práticas, desenvolvendo competências e uma melhor compreensão das dinâmicas escolares. O mesmo permite ainda, refletir sobre as necessidades dos alunos e as estratégias utilizadas, auxiliando na construção da identidade dos futuros docentes, preparando-os para enfrentar desafios futuros.This internship report is the result of an enriching experience as part of the master’s degree in teaching physical education in Primary and Secondary Education at the University of Madeira, conducted at the Gonçalves Zarco Primary and Secondary School in the 2022/2023 academic year. The activities developed in an 11th grade class called for an in-depth and reflective analysis of all the activities conducted. Current teaching requires students to actively participate in lessons to promote autonomy, critical thinking, and decision-making skills. The teacher has a leading role and must function as a conduit, encouraging each student to explore, question and build their own knowledge. This kind of approach can prepare students to be citizens who are more involved in their society and capable of responding to the challenges of today's world. This report will explore the various activities conducted throughout the teaching internship, which are subdivided into four groups, namely (i) Teaching Practice, (ii) Intervention Activities in the Environment, (iii) Intervention Activities in the Community and (iv) Actions of a Scientific-Pedagogical Nature. The internship is essential for the training of future Physical Education teachers, as it enables them to apply theoretical content in practical situations, developing skills and a better understanding of school dynamics. It also makes it possible to reflect on the needs of students and the strategies used, helping to build the identity of future teachers, and preparing them to face future challenges.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaBento, César Augusto Gama2024-02-22T14:37:26Z2023-12-122023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5573TID:203534042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:57:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:34.508633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Bento, César Augusto Gama
Estágio pedagógico
Educação física
Formação
Aprendizagem
Aluno
Pedagogical internship
Physical education
Training
Learning
Student
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Bento, César Augusto Gama
author_facet Bento, César Augusto Gama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana José Aguiar
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, César Augusto Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Formação
Aprendizagem
Aluno
Pedagogical internship
Physical education
Training
Learning
Student
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Formação
Aprendizagem
Aluno
Pedagogical internship
Physical education
Training
Learning
Student
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge como resultado de uma experiência enriquecedora no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2022/2023. As atividades desenvolvidas numa turma de 11º ano de escolaridade solicitou uma análise profunda e reflexiva de todas as atividades desenvolvidas. O ensino atual solicita que os alunos tenham uma participação ativa nas aulas, por forma a promover a autonomia, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão. O professor tem um papel preponderante, devendo atuar como um condutor, que incentiva cada um dos alunos a explorar, questionar e a construir o seu próprio conhecimento. Esse tipo de abordagem poderá preparar os alunos, para que sejam cidadãos mais envolvidos na sociedade em que se inserem, e capazes de responder aos desafios do mundo atual. Neste relatório serão exploradas as diversas atividades realizadas ao longo de todo estágio pedagógico, estando as mesmas subdividias em quatro grupos, nomeadamente a (i) Prática Letiva, (ii) Atividades de Intervenção no Meio, (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A realização do estágio é essencial para a formação de futuros professores de Educação Física, pois possibilita a aplicação dos conteúdos teóricos em situações práticas, desenvolvendo competências e uma melhor compreensão das dinâmicas escolares. O mesmo permite ainda, refletir sobre as necessidades dos alunos e as estratégias utilizadas, auxiliando na construção da identidade dos futuros docentes, preparando-os para enfrentar desafios futuros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
2023-12-12T00:00:00Z
2024-02-22T14:37:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5573
TID:203534042
url http://hdl.handle.net/10400.13/5573
identifier_str_mv TID:203534042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137765771706368