A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22478 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_5547167b18e552900d0ff42c14a80fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativaAvaliação formativaInteracção entre paresFeedbackWikisTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A geração atual de alunos tem crescido num mundo imerso em tecnologia e esta situação irá, sem dúvida, perdurar no futuro.A ferramenta wiki é uma ferramenta digital colaborativa, acessível a partir de um browser, que é possível utilizar sem necessidade de conhecimentos de programação. Os wikis constituem-se como espaços digitais que favorecem a aprendizagem por interação, discussão de ideias e construção conjunta de conhecimento. A investigação desenvolvida tem como finalidade conhecer como o uso da ferramenta wiki para a promoção da avaliação formativa, pode potencializar a construção de conhecimento de alunos do 9.º ano, na temática eletricidade. No âmbito desta problemática foram identificadas as seguintes questões orientadoras: conhecer como é que a interação entre pares potencializa a construção do conhecimento dos alunos numa ferramenta colaborativa como o wiki; conhecer como é que o feedback do professor potencializa a construção do conhecimento dos alunos numa ferramenta colaborativa como o wiki e que potencialidades e limitações os alunos reconhecem sobre a importância do feedback e interação entre pares para a promoção da construção do seu conhecimento nesta ferramenta. Neste contexto, desenvolveu-se um processo de investigação sobre a utilização da ferramenta wiki para a promoção de mobilização de conhecimento científico, através da interação entre pares e feedback do professor. Esta investigação foi efetuada no ano letivo de 2014/2015, numa escola do 3.º ciclo do ensino básico do ensino público, com duas turmas do 9.º ano, envolvendo um total de 51 alunos, através do desenvolvimento de tarefas sobre eletricidade, apresentadas na forma de desafios. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se às produções escritas dos alunos e feedback escrito da professora no wiki, e a duas entrevistas em grupo focado. Os resultados sugerem que o processo de avaliação formativo adequa-se a este tipo de ambientes, pois permite uma harmonização às necessidades de ritmos e níveis de aprendizagem distintos recorrentes da individualidade de cada aluno. Preconiza-se também que este ambiente digital facilita a partilha, a negociação, a troca de ideias e a avaliação de pares. A ferramenta permite ainda um feedback do professor dinâmico e interativo, facilitando a incorporação, ao longo do processo de aprendizagem, de situações de avaliação formativa. Os alunos reconhecem que a ferramenta proporciona um ambiente transparente, onde podem comentar e orientar os trabalhos dos colegas, e receber orientação tanto dos colegas como do professor. Parece-nos, assim, ser um trabalho a incentivar, quer porque fomenta a autonomia, a colaboração e a autorregulação, quer porque possibilita desenvolver competências contextualizadas, passíveis de serem monitorizadas pelo professor.The current generation of students has grown in a world immersed in technology and this situation will undoubtedly continue in the future. Wikis are collaborative digital tools, accessible from a browser, which you can use without the need for programming knowledge. Wikis are digital spaces that promote learning through interaction, discussion of ideas and joint construction of knowledge. The developed research aims to understand how the use of a wiki for the promotion of formative assessment, can enhance the construction of knowledge of students in the 9th grade, under the theme electricity. Under this problem, the following guiding questions were identified: how peer interaction enhances the construction of students' knowledge in a collaborative tool like a wiki; how teacher feedback enhances the construction of students' knowledge in a collaborative tool like a wiki and potentialities and limitations recognize by the students about the importance of feedback and peer interaction to promote the construction of knowledge in this tool. In this context, it was developed a process of research using the tool wiki for the promotion of mobilization of scientific knowledge through peer interaction and teacher feedback. This research was conducted in the school year 2014/2015, in a school of the 3rd cycle of basic education of public school, with two classes of the 9th year, involving a total of 51 students, through the development of tasks concerning electricity, and presented as challenges. The data collection instruments used were the written productions of the students and written feedback from the teacher on the wiki, and two focus group interviews. The results suggest that the formative evaluation process is suitable for this type of environment, since it allows harmonizing the needs of different rhythms and recurrent learning levels. It also indicates that this type of digital environment facilitates sharing, negotiation, exchange of ideas and peer assessment. The tool also allows dynamic and interactive feedback from the teacher, facilitating the incorporation, in the process of learning, of formative assessment situations. Students recognize that the tool provides a transparent environment, where they can review and guide the work of colleagues, and receive guidance form colleagues and the teacher. It seems, therefore, to be a work to encourage since it fosters autonomy, collaboration and self-regulation, as well as it enables the development of contextualized skills that can be monitored by the teacher.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaJesuíno, Liliana da Silva, 1975-2016-01-29T17:40:20Z20152015-10-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22478TID:201350491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:04.784853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa |
title |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa |
spellingShingle |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa Jesuíno, Liliana da Silva, 1975- Avaliação formativa Interacção entre pares Feedback Wikis Teses de mestrado - 2015 |
title_short |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa |
title_full |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa |
title_fullStr |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa |
title_full_unstemmed |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa |
title_sort |
A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa |
author |
Jesuíno, Liliana da Silva, 1975- |
author_facet |
Jesuíno, Liliana da Silva, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesuíno, Liliana da Silva, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Interacção entre pares Feedback Wikis Teses de mestrado - 2015 |
topic |
Avaliação formativa Interacção entre pares Feedback Wikis Teses de mestrado - 2015 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-12 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-29T17:40:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22478 TID:201350491 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22478 |
identifier_str_mv |
TID:201350491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134308472979456 |