O serviço educativo em Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação: um estudo de casos implementados na Região de Aveiro.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1358 |
Resumo: | As Instituições de informação são cada vez mais lugares de conhecimento e o seu papel na sociedade da informação é muito importante na sua democratização e difusão. A aprendizagem ao longo da vida deve ser encarada como um projeto de integração do indivíduo na sociedade. Tendo em conta a relevância destas instituições, bem como o seu papel social, o objetivo principal do presente estudo foi investigar as razões que levam a que estas instituições disponibilizem um leque de serviços educativos aos seus diferentes públicos, bem como a sua realização, tratando de identificar as estratégias e as condições genéricas de prestação destes serviços, de modo a compará-las. Para tanto, foram eleitas intencionalmente quatro instituições de diferentes tipologias circunscritas ao Distrito de Aveiro (Portugal) e foram efetuadas quatro sessões individuais em cada uma destas instituições, perfazendo um total de 16. Deste modo, propusemo-nos a investigar as semelhantes e as diferenças na execução das atividades, bem como outras especificidades (tipo de público, comportamentos, atitudes, espaços, etc.). Para atingir estes objetivos, definimos como linhas orientadoras: o trabalho de campo e a observação direta e não participante, procedimentos que foram complementados com a realização de entrevistas aos responsáveis e aos monitores das diferentes atividades educativas, em cada uma das instituições observadas. As conclusões do estudo revelam que, para além de a maioria das instituições não programarem atempadamente as suas atividades, estas, de um modo geral, não recolhem opinião e sugestões dos seus utilizadores. |
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O serviço educativo em Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação: um estudo de casos implementados na Região de Aveiro.Serviço educativoInformaçãoConhecimentoInstituições de informaçãoAtividades educativasEducational servicesInformationKnowledgeInformation unitsInnovationAs Instituições de informação são cada vez mais lugares de conhecimento e o seu papel na sociedade da informação é muito importante na sua democratização e difusão. A aprendizagem ao longo da vida deve ser encarada como um projeto de integração do indivíduo na sociedade. Tendo em conta a relevância destas instituições, bem como o seu papel social, o objetivo principal do presente estudo foi investigar as razões que levam a que estas instituições disponibilizem um leque de serviços educativos aos seus diferentes públicos, bem como a sua realização, tratando de identificar as estratégias e as condições genéricas de prestação destes serviços, de modo a compará-las. Para tanto, foram eleitas intencionalmente quatro instituições de diferentes tipologias circunscritas ao Distrito de Aveiro (Portugal) e foram efetuadas quatro sessões individuais em cada uma destas instituições, perfazendo um total de 16. Deste modo, propusemo-nos a investigar as semelhantes e as diferenças na execução das atividades, bem como outras especificidades (tipo de público, comportamentos, atitudes, espaços, etc.). Para atingir estes objetivos, definimos como linhas orientadoras: o trabalho de campo e a observação direta e não participante, procedimentos que foram complementados com a realização de entrevistas aos responsáveis e aos monitores das diferentes atividades educativas, em cada uma das instituições observadas. As conclusões do estudo revelam que, para além de a maioria das instituições não programarem atempadamente as suas atividades, estas, de um modo geral, não recolhem opinião e sugestões dos seus utilizadores.The Information Institutions are increasingly place of knowledge and its role in the information society is very important in the democratization of knowledge. Learning throughout life should be seen as a project for future integration in society. The main goal of the present work was to investigate the reasons why these II provide these services , see how they plan and carry out the promotion of this spaces, which its relevance as factor of change and renewal habits learning , identifying the strategies used, check the comparability of the activities of Educational Services (SE ), although included in II of different types relating to four public institutions circumscribed in Aveiro’s district. In addition we set out to investigate whether the proposed activities are similar or different and if they demonstrated relevance, terms of implementation. To achieve these goals, we define guidelines, fieldwork, direct observation and data collection complemented with the planning, preparation and filing of various tables field and interviews with managers and monitors of different II. The present study aims to show the importance of the activities of SE, as an educational resource in the user training. The study's conclusions show that, most of the institutions do not timely plan their activities, and in general, they do not collect opinions and suggestions of its users.Universidade Portucalense2015-12-14T17:17:12Z2015-07-01T00:00:00Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1358TID:201404770porCota: TMEB 34Sousa, Dora Susana Simões deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:36ZPortal AgregadorONG |
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