Turismo de nichos : o “mercado da saudade"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sílvia Pavão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tiago, Maria Teresa, Tiago, Flávio Borges, Couto, João Pedro Almeida, Faria, Sandra Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5179
Resumo: O turismo tem um grande impacto no desenvolvimento regional considerando a sua importância a nível social, cultural e económico. Em termos sociais, promove o emprego melhorando a qualidade de vida da população residente e, inerentemente, a “saúde” da mesma. As nove ilhas dos Açores reúnem características distintivas no que concerne ao clima, à fauna, à flora, ao património histórico e às tradições. Esta região possui um grande potencial turístico que tem vindo a desenvolver-se, principalmente após a intensificação da sua promoção e da evolução deste destino tão peculiar. Porém, constata-se ainda uma lacuna no que se refere à compreensão dos fluxos turísticos provenientes da América do Norte. Procurando contribuir para colmatar esta lacuna, efetuou-se um questionário a viajantes provenientes da América do Norte. Com recurso à análise de clusters determinou-se a existência de três segmentos: Nostálgico, Regular e Frequente. O reconhecimento destes três segmentos é importante para o destino e para a determinação das ofertas turísticas procedendo aos necessários ajustes.
id RCAP_559a21aa33c95cea4da14725172cae50
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo de nichos : o “mercado da saudade"EmigraçãoTurismoO turismo tem um grande impacto no desenvolvimento regional considerando a sua importância a nível social, cultural e económico. Em termos sociais, promove o emprego melhorando a qualidade de vida da população residente e, inerentemente, a “saúde” da mesma. As nove ilhas dos Açores reúnem características distintivas no que concerne ao clima, à fauna, à flora, ao património histórico e às tradições. Esta região possui um grande potencial turístico que tem vindo a desenvolver-se, principalmente após a intensificação da sua promoção e da evolução deste destino tão peculiar. Porém, constata-se ainda uma lacuna no que se refere à compreensão dos fluxos turísticos provenientes da América do Norte. Procurando contribuir para colmatar esta lacuna, efetuou-se um questionário a viajantes provenientes da América do Norte. Com recurso à análise de clusters determinou-se a existência de três segmentos: Nostálgico, Regular e Frequente. O reconhecimento destes três segmentos é importante para o destino e para a determinação das ofertas turísticas procedendo aos necessários ajustes.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresRocha, Sílvia PavãoTiago, Maria TeresaTiago, Flávio BorgesCouto, João Pedro AlmeidaFaria, Sandra Dias2019-08-08T14:51:27Z2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5179porRocha, Sílvia Pavão; Tiago, Maria Teresa; Tiago, Flávio Gomes; Couto, João Pedro; Faria, Sandra Dias (2017). Turismo de nichos: o “mercado da saudade”, “Working Paper Series”, nº 5/17, 4 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:28Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:27.144130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
title Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
spellingShingle Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
Rocha, Sílvia Pavão
Emigração
Turismo
title_short Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
title_full Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
title_fullStr Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
title_full_unstemmed Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
title_sort Turismo de nichos : o “mercado da saudade"
author Rocha, Sílvia Pavão
author_facet Rocha, Sílvia Pavão
Tiago, Maria Teresa
Tiago, Flávio Borges
Couto, João Pedro Almeida
Faria, Sandra Dias
author_role author
author2 Tiago, Maria Teresa
Tiago, Flávio Borges
Couto, João Pedro Almeida
Faria, Sandra Dias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sílvia Pavão
Tiago, Maria Teresa
Tiago, Flávio Borges
Couto, João Pedro Almeida
Faria, Sandra Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Emigração
Turismo
topic Emigração
Turismo
description O turismo tem um grande impacto no desenvolvimento regional considerando a sua importância a nível social, cultural e económico. Em termos sociais, promove o emprego melhorando a qualidade de vida da população residente e, inerentemente, a “saúde” da mesma. As nove ilhas dos Açores reúnem características distintivas no que concerne ao clima, à fauna, à flora, ao património histórico e às tradições. Esta região possui um grande potencial turístico que tem vindo a desenvolver-se, principalmente após a intensificação da sua promoção e da evolução deste destino tão peculiar. Porém, constata-se ainda uma lacuna no que se refere à compreensão dos fluxos turísticos provenientes da América do Norte. Procurando contribuir para colmatar esta lacuna, efetuou-se um questionário a viajantes provenientes da América do Norte. Com recurso à análise de clusters determinou-se a existência de três segmentos: Nostálgico, Regular e Frequente. O reconhecimento destes três segmentos é importante para o destino e para a determinação das ofertas turísticas procedendo aos necessários ajustes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017-11-01T00:00:00Z
2019-08-08T14:51:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5179
url http://hdl.handle.net/10400.3/5179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Sílvia Pavão; Tiago, Maria Teresa; Tiago, Flávio Gomes; Couto, João Pedro; Faria, Sandra Dias (2017). Turismo de nichos: o “mercado da saudade”, “Working Paper Series”, nº 5/17, 4 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130729407315968